Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

O Pavilhão é nosso!

Por Jornal Sporting
22 Jun, 2017

Mensagem de Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting CP, no suplemento do Jornal Sporting sobre o Pavilhão João Rocha

O dia 21 de Junho de 2017 foi um dos dias mais felizes da minha vida. Poder concretizar o sonho de mais de 3 milhões e meio de Sportinguistas, trazendo de volta à Cidade Sporting as nossas modalidades. “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. É assim que começa o poema “Mar Português” de Fernando Pessoa. Nesta obra-prima da literatura portuguesa, o poeta, um dos maiores de sempre, propõe-se a analisar o sacrifício de todos os portugueses durante a era dos Descobrimentos. Tudo o que o nosso Povo fez para conquistar o Mar. Para que tivéssemos um dos maiores impérios de todos os tempos. Normalmente é assim: quando queremos muito algo, sabemos que é preciso sacrifício.

Pois bem, neste dia 21 de Junho de 2017, o esforço de todos os Sportinguistas tem a merecida recompensa. Todos sonhámos com este momento e a obra, finalmente, nasceu e aqui está. Penso que conseguem imaginar a alegria, o orgulho e a satisfação com que digo a frase que se segue: estamos a inaugurar o Pavilhão João Rocha!

Todos sonhámos? Sim, sem dúvida. A obra nasceu? Claro. Todos quisemos? Bem, se calhar uns quiseram mais do que outros.

A 4 de Janeiro de 2004, foi marcado o último golo na Nave de Alvalade. No mítico pavilhão de então, conquistámos inúmeras vezes a Glória, resultado de tanto Esforço, Dedicação e Devoção.

Na história do Sporting Clube de Portugal ficam as conquistas de oito títulos europeus, dos 28 títulos de Campeão Nacional e das 19 Taças de Portugal repartidas entre o futsal, o andebol, o hóquei em patins, o voleibol e o basquetebol, nas eras Pavilhão e Nave de Alvalade. 

Passaram 13 anos e foram vários os pavilhões do Sporting que nasceram: em reuniões, em entrevistas, em desenhos, em esboços, e sei lá em que formatos mais. Enfim, em promessas. A verdade é que, durante todo este tempo, jogámos fora do conforto da nossa casa, apesar de termos sido sempre bem recebidos e de, fosse onde fosse, nunca termos deixado de sentir o calor e o apoio dos nossos Sócios e adeptos. Por isso, para os responsáveis de todos os pavilhões que nos acolheram, o meu, o nosso, agradecimento.

Mas agora, e 15 anos depois de termos inaugurado neste mesmo dia a nossa Academia Sporting, a Casa do Futebol, passamos a dispor também a nossa Casa das Modalidades. Desta vez a sério. Com a Direcção a que tenho o privilégio de presidir, aqui está ele: o nosso Pavilhão João Rocha!

Estamos orgulhosos. E, claro, muito felizes. Mas sabemos perfeitamente que nunca o teríamos conseguido sem o Esforço, Dedicação e Devoção dos 22.956 Sportinguistas que participaram na Missão Pavilhão, e de tantos outros que, de alguma forma, deram o seu contributo para que este sonho se tornasse realidade.

Um desses Leões foi o Vítor Araújo que nos deixou. Sócio cinquentenário, nomeado na categoria Sócio do Ano na quarta edição da Gala Honoris Sporting, o Vítor, além de um grande amigo, era um exemplo de Sportinguismo. Apaixonado pelo Clube e pelo ecletismo, era presença constante em todos os pavilhões onde as nossas equipas jogavam, marcando-nos a todos com o seu apoio fervoroso e incansável aos nossos atletas. Assisti a muitos desses confrontos ao seu lado, muito antes de ser Presidente do Sporting Clube de Portugal, e com ele muito aprendi. Creio por isso ser mais do que justo homenagear o Vítor, e na figura dele, todos os que partiram sem verem concretizado este sonho de todos os Sportinguistas.

Quero estender os meus agradecimentos ao arquitecto que projectou este sensacional Pavilhão João Rocha, e a todos os que ergueram esta obra de que nos orgulhamos, e a todos os nossos parceiros porque também sem eles, nada disto seria possível, e a todos os funcionários e colaboradores do Sporting Clube de Portugal que, directa ou indirectamente, se envolveram nesta cerimónia.

A partir de hoje, e para futuro, dispomos de condições ímpares para que os nossos atletas conquistem ainda mais títulos, honrando a camisola que têm o privilégio de envergar. Como tenho dito, neste Clube temos que estar todos comprometidos. Em cada campo, em cada pavilhão, em cada prova em que entramos, os atletas do Sporting têm que se superar.

Desde que esta Direcção chegou, houve um investimento sem precedentes nas nossas modalidades. Não só elas cresceram em vez de diminuírem, como a sua dotação orçamental teve um aumento exponencial. E a nossa perspectiva futura é que este Pavilhão João Rocha seja o palco privilegiado para que a maior potência desportiva nacional que é o Sporting Clube de Portugal se afirme, definitivamente, como um Clube tão grande quanto os maiores do Mundo, conquistando títulos nacionais e europeus.

Queremos que a Cidade Sporting que a partir de hoje é uma realidade seja também um espaço privilegiado para que as famílias de Sportinguistas vivam o Clube na sua plenitude e ainda com mais fervor e paixão, nunca abrandando a exigência de vencer. Sempre com mérito, nunca a qualquer preço. Porque as vitórias, isto é, a Glória de que nos orgulhamos e que nos enobrecem e engrandecem são aquelas que são conquistadas com Esforço, Dedicação e Devoção.    

Este Pavilhão é de todos nós.

É de todos os Sportinguistas.

Este Pavilhão é de Portugal!

Porque este é um Clube que se orgulha de ter sempre formado jovens, não só como atletas, mas também como homens e mulheres de carácter e valores. É isto também que está no nosso ADN.

Viva o Sporting Clube de Portugal!