Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

“Vou emoldurar o Jornal e colocar na parede da sala”

Por Sporting CP
31 Mar, 2021

Pedro Lopes Grego, autor da ilustração na primeira página desta edição de aniversário, em entrevista ao Jornal Sporting

Natural de Borba, Évora, e residente em Massamá, Lisboa, Pedro Lopes Grego tem 32 anos e é designer gráfico, tendo estudado artes plásticas e multimédia. Adepto ferrenho do Sporting Clube de Portugal desde criança, foi o vencedor do passatempo anunciado há algumas semanas nas várias plataformas de comunicação do emblema Leonino: “Deixa a tua marca na nossa história”, lia‑se. O objectivo era encontrar um Sportinguista e leitor do Jornal Sporting que criasse uma ilustração para a primeira página desta edição, que assinala os 99 anos da publicação verde e branca.

O grande vencedor foi Pedro Lopes Grego, que concedeu uma entrevista ao Jornal Sporting a explicar o conceito da ilustração e a forma como ama o Clube. “[A ligação ao Sporting CP] é uma ligação muito forte que transcende a racionalidade”, disse o Leão.

Qual é o sentimento de ver o seu trabalho na primeira página da edição do 99.º aniversário do Jornal Sporting?
É muito especial. É o nosso Clube, é do coração e desde miúdo. É um privilégio gigante. Estava há pouco a falar com a minha namorada, que, coitada, é do SL Benfica, que vamos emoldurar o Jornal para o ter na parede da sala. Acima de tudo, é um orgulho ter uma ilustração representada no Clube do nosso coração.

Como descobriu o passatempo e qual a razão para ter participado?
Através das redes sociais, no Facebook. Já vi o anúncio alguns dias depois de ser publicado pelo Sporting CP. Era para ter feito mais uma ou outra ilustração porque queria ter mais um ou outro elemento de eclectismo, mas não consegui. Sendo a minha área, foi mais por aí que participei. Mas mesmo que não fosse, ia tentar a minha sorte. Sendo, ficou muito mais fácil e correu bem.

Esperava vencer ou foi uma surpresa?
Não esperava. Foi mais para ver no que dava. Acompanho o Jornal Sporting e foi mais para participar.

Qual é o conceito que pensou para a primeira página? Que mensagem quis passar?
Quis trazer um pouco de história, neste caso através do Boletim que está na parte inferior da ilustração. Foi na perspectiva de mostrar o passado com perspectiva de um futuro de vitórias para o Sporting CP. O eclectismo é a base e, na vanguarda, está o futebol como a grande modalidade do Clube. Atrás, está o Leão, claro. Não podia deixar de estar presente.

Falou no eclectismo. Era essencial espelhar esta característica intrínseca ao Sporting CP nesta primeira página?
Era. Acima de tudo, porque o Jornal Sporting demonstra tudo o que se passa no universo Sportinguista. Hoje, temos as redes sociais, mas antes não e as notícias chegavam todas pelo Jornal. Como as modalidades eram um pouco ‘apagadas’ do mundo desportivo em Portugal, era o Jornal que mostrava as conquistas que o Sporting CP ia alcançando ao longo destes 99 anos.

As cinco figuras presentes na primeira página são António Stromp, Ferran Font, Kate Yeazel, Carlos Carneiro, Vítor Damas e Krassimir Balakov. Porquê estes seis nomes?
Porque são figuras que marcam a história do Clube. É inegável. Podiam estar outras, mas não tive tempo para mais. Em todo o processo de ilustração, estas foram as que me pareceram melhor para a primeira página.

O que significa o Sporting CP para si?
É uma ligação muito forte que transcende a racionalidade. Sempre fui muito doente pelo Clube e continuo a ser. Desde os quatro, cinco anos que me recordo de ser do Sporting CP. É uma grande parte da minha vida que já vem de família, do meu pai, irmão, primos, tio... O Sporting CP é mais do que um Clube. Já fiz muita coisa pelo Sporting CP. Estou cá para o que der e vier pelo Sporting CP. É o amor da minha vida.

Como está a ver a temporada 2020/2021?
Estamos todos contentes. No último fim‑de‑semana ganhámos quatro títulos e temos boas perspectivas em várias modalidades e no futebol. Todos os Sportinguistas fazem um balanço positivo desta época 2020/2021. A continuar assim, vamos ser campeões e perspectivamos um 2021/2022 ainda melhor. É o que todos queremos.