Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Lomba

Homenagem aos atletas olímpicos e paralímpicos em dia de aniversário

Por Sporting CP
01 Jul, 2021

Mário Moniz Pereira também foi homenageado e foi inaugurada a Ala Olímpica do Museu Sporting

‘Um Clube tão grande como os maiores da Europa’ e o mais ecléctico de Portugal. Por isso mesmo, nesta quinta-feira, dia do 115.º aniversário do Sporting Clube de Portugal, o Clube homenageou os atletas olímpicos e paralímpicos Leoninos e também o inigualável professor Mário Moniz Pereira.

O evento decorreu no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, e contou com a presença do presidente Frederico Varandas e de vários órgãos sociais do Sporting CP, para além dos presidentes do Comité Olímpico Português (COP), do Comité Paralímpico Português (CPP) e da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), José Manuel Constantino, José Lourenço e Luís Monteiro, respectivamente, e ainda do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e do director do Departamento da Actividade Física e do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, João Pedro Monteiro.

Os presidentes do COP, CPP e AAOP e o Secretário de Estado tiveram a palavra, aproveitando para felicitar o Sporting CP nesta data especial, mas, acima de tudo, para elogiar e realçar o papel do Clube no desporto português e o desempenho dos seus atletas.

Também estiveram presentes alguns dos homenageados do dia, como Patrícia Mamona, Sara Moreira, Lorène Bazolo ou Alexis Santos, que fazem parte dos (para já) 23 atletas olímpicos do Sporting CP que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os filhos de Mário Moniz Pereira, Leonor e José, também marcaram presença, assim como vários treinadores das modalidades olímpicas e paralímpicas Leoninas e o ex-campeão olímpico Carlos Lopes, que fez parte, com o professor José Carvalho, de uma mesa redonda para falar sobre Moniz Pereira, na qual se contaram várias histórias do ‘Senhor Atletismo’.

Antes da cerimónia, que ficou ainda marcada pela entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, a mais alta distinção desportiva nacional dada às instituições, e pelo corte simbólico de um bolo de aniversário, foi inaugurada a Ala Olímpica do Museu Sporting.

Frederico Varandas falou no final do evento, desejando "boa sorte" aos atletas olímpicos e paralímpicos do Sporting CP que vão rumar a Tóquio nas próximas semanas, referindo-se a eles como uma "comitiva de luxo" e recordou o papel do Sporting CP no desporto nacional.

"A história do olimpismo em Portugal cruza-se, inevitavelmente, com a do Sporting CP. O Sporting CP é o Clube português com mais atletas olímpicos, com mais medalhados olímpicos e foi o primeiro a ter um atleta com medalha de ouro. Isto diz muito do que é o Sporting CP e do papel que o Sporting CP, em 115 de história, tem tido no desporto em Portugal", disse, acrescentando: "É em dias como este, quando somos confrontados com a história deste Clube, que me sinto pequeno. E é em dias como este que me lembro da responsabilidade, mas também do orgulho que é a minha missão de servir o Sporting CP".

O presidente do Sporting CP dirigiu-se ainda aos filhos de Moniz Pereira, referindo: "É ano do centésimo aniversário do professor Moniz Pereira, cumprimos 115 anos e foi um ano brilhante. Quase todos dirão que foi uma coincidência, mas eu não acredito. O Sporting CP tem figuras e algumas lendas. O professor Moniz Pereira é uma lenda do Clube e vai viver enquanto o Sporting CP viver. Ou seja, será eterno".

Frederico Varandas falou depois deste último aniversário do Sporting CP, o último do seu mandato, mostrando-se satisfeito com os feitos do Clube: "É um aniversário fantástico. Nestes três anos ninguém venceu mais do que o Sporting CP no futebol e nas modalidades. Antes diziam que o Sporting CP se agarrava às modalidades por causa do futebol, mas o Sporting CP agarra-se é aos seus princípios e valores, na vitória e na derrota, porque para os Sportinguistas os valores contam".