Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais / DR

Sebastián Coates surpreendeu jovens da EAS de Viana do Castelo

Por Sporting CP
14 Out, 2022

Capitão surgiu em forma de holograma, em tempo real, para uma palestra inspiradora

Quantos jovens sonham um dia chegar à equipa principal do Sporting Clube de Portugal e partilhar o balneário com os seus ídolos? E, porque não, fazer parte da roda do plantel e ouvir uma palestra directamente do capitão Sebastián Coates? Ora, foi isso mesmo que o Sporting CP e a parceira NOS tornaram possível, em tempo real, a uma turma da Escola Academia Sporting (EAS) de Viana do Castelo, através de um holograma do defesa uruguaio criado pelas capacidades revolucionárias do 5G.

Para surpresa dos jovens Leões do Alto Minho, localizados a mais de 380 kms, Coates, directamente do relvado do Estádio José Alvalade, apareceu-lhes bem à frente dos seus olhos – e ninguém ficou indiferente ao momento. O capitão verde e branco interagiu com os mais novos, dirigiu-lhes uma palestra inspiradora que promete não sair da memória dos pequenos atletas e até ofereceu uma camisola autografada dos Leões Campeões em 2020/2021.

"Foi uma experiência nova para mim e para os meninos também e espero que tenham gostado. É espectacular estar do lado de lá com tanta facilidade", disse depois Sebastián Coates aos jornalistas, acrescentando: "Com a camisola quisemos dar ainda mais essa ideia de realidade, ainda por cima com uma tão especial".

Já sobre a mensagem que procurou transmitir, o uruguaio de 32 anos frisou que falar com os mais novos é sempre “uma responsabilidade”, mas que, neste momento, têm sobretudo “de desfrutar” do futebol. “É um jogo muito bonito e eles estão na idade de aprender e de desfrutar. Claro que têm sempre coisas a melhorar e têm de se esforçar, mas o principal é desfrutar", completou.

Embora não tenha conseguido dizer se é mais fácil falar com jovens Leões ou dar uma palestra à equipa, enquanto capitão, antes dos jogos, Coates admitiu que está “mais habituado a falar no balneário”, mas gosta também desta proximidade, admitiu. "Tenho dois filhos também (risos). Quando são crianças, sobretudo que não têm a oportunidade de me ver tão perto, tento sempre estar bem disposto e transmitir-lhes a minha visão", sublinhou, continuando: "Gosto destas experiências com os mais novos para transmitir a minha experiência e permitir-lhes também que possam falar comigo”.

Já a partir de Viana do Castelo, o jovem David, que sonha um dia “ser futebolista”, admitiu que gostou muito de ter Coates tão perto e a interagir com eles, frisando o incentivo que lhes deixou: “Disse para acreditarmos no nosso sonho”. A seguir, o pequeno Afonso também se mostrou muito feliz pelo momento proporcionado. “Foi uma sensação muito boa e uma surpresa muito grande. Nunca pensei vê-lo assim tão perto”, reconheceu o jovem Leão.

Por fim, Daniel Beato, administrador executivo da NOS, explicou como se processou esta iniciativa pioneira. "É um exemplo clássico da tecnologia ao serviço das pessoas, dos jovens e do desporto para potenciar uma experiência. O que tivemos aqui hoje, com o capitão Coates a entrar em directo numa Academia que fica a quase 400 kms, foi potenciado pela tecnologia 5G: permite transmitir o volume de dados brutal necessário e também a latência que está subjacente para este imediatismo e sem falhas, como se estivéssemos frente-a-frente", referiu, enaltecendo a experiência proporcionada.

"Permite que pessoas que estão a uma distância muito grande tenham o mesmo tipo de experiência que nós temos aqui no Estádio. É ver a tecnologia a funcionar e a aproximar as pessoas umas das outras e, neste caso, dos seus ídolos", finalizou.