Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Até sempre, Jordão

Por Sporting CP
18 Out, 2019

Histórico avançado do Clube de Alvalade faleceu aos 67 anos

É com pesar e muita tristeza que o Sporting Clube de Portugal anuncia o falecimento de um dos maiores nomes da história do Clube, Rui Jordão, aos 67 anos de idade.

O Sporting Clube de Portugal apresenta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos neste momento difícil.

O ex-avançado verde e branco vai ficar na memória de todos os Sportinguistas como um atleta de excelência que deixou tudo em campo com o objectivo de engrandecer o nome do Sporting CP.

Rui Manuel Trindade Jordão. Para nós, simplesmente Jordão. Um nome incontornável na história do Sporting Clube de Portugal e do futebol português, ao qual chegou no início da década de 70 para jogar no rival SL Benfica proveniente do Sporting Clube de Benguela.

Chegou a Alvalade em 1977 depois de uma breve passagem pelo futebol espanhol, com a camisola do Real Zaragoza, tendo jogado de Leão ao peito durante nove anos.

Ao serviço do Sporting CP, Jordão conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça e, entre outras distinções, em 1980 foi galardoado com o Prémio Stromp na categoria de atleta profissional.

Foi um dos melhores avançados da história do Clube, tendo marcado 186 golos em 286 jogos, formando com Manuel Fernandes uma das melhores e mais concretizadoras duplas do futebol mundial”.

Em 1981/1982, num dos muitos jogos decididos pela temível dupla, Jordão marcou os três golos da vitória frente ao SL Benfica (3-1), num jogo fundamental para a conquista do Campeonato Nacional dessa temporada.

O avançado deixou o Sporting CP no final da temporada de 1985/1986, pendurando as chuteiras durante uma época, para em 1987/1988, se juntar a Manuel Fernandes no Vitória FC onde veio depois a pôr um ponto final na sua brilhante carreira.

Nascido em Benguela, no dia 9 de Agosto de 1952, Jordão foi internacional por Portugal nos escalões sub-18, sub-21 e na equipa principal, somando no total 52 internacionalizações. Na selecção nacional A, o avançado apontou 15 golos, dois deles na meia-final do Campeonato da Europa de 1984 na qual a selecção nacional caiu aos pés da França (3-2).