Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva/José Lorvão

Leão rugiu alto na estreia

Por Sporting CP
06 Ago, 2021

Triunfo sobre o FC Vizela no regresso do público a Alvalade (3-0)

A equipa principal do Sporting Clube de Portugal entrou com o pé direito na Liga 2021/2022 ao vencer o FC Vizela por 3-0, esta sexta-feira, no Estádio José Alvalade, recinto que voltou a receber público 516 dias depois, curiosamente na data em que celebrou o 18.º aniversário.

Sem poder contar com Pedro Porro e Nuno Mendes, Rúben Amorim apostou na titularidade dos reforços Ricardo Esgaio e Rúben Vinagre para tentar bater uma equipa recém-promovida ao principal escalão do futebol nacional - no qual esteve apenas uma vez na história (84/85).

Incentivado pelos adeptos desde os instantes iniciais, depois de Coates ter exibido no relvado o troféu de campeão nacional conquistado na época passada, o Sporting CP assumiu o controlo do encontro com naturalidade. Sempre muito pacientes a construir, praticamente sem deixar o FC Vizela tocar na bola, os Leões exerceram um domínio incontestável nos primeiros 45’.

Já depois de ter tentado a sua sorte com o remate a sair por cima, aos 22 minutos Jovane Cabral beneficiou da primeira grande ocasião da partida. Após uma assistência rasteira de Rúben Vinagre, o cabo-verdiano disparou às portas da baliza, mas o esférico foi interceptado por um adversário. Logo a seguir, Paulinho também ficou muito perto de abrir as contas.  

Em cima da meia hora de jogo, o juiz da partida apontou para a marca dos 11 metros, após mão na bola de Koffi, mas Jovane Cabral atirou à barra. Até ao intervalo, as oportunidades de golo escassearam, à excepção de nova tentativa de Jovane, e o emblema minhoto ‘saiu da toca’, ensaiando algumas transições rápidas que, ainda assim, nunca colocaram Adán à prova.

Cumprido o período de descanso, as duas equipas subiram novamente ao relvado e o golo surgiu passados três minutos. Depois de arrancar em velocidade, Paulinho serviu Pedro Gonçalves que, de longa distância, rematou em jeito de pé direito para o fundo da baliza.

Já com Nuno Moreira, antigo jogador da equipa B do Sporting CP, em campo, o FC Vizela ainda esboçou uma reacção, mas foi sol de pouca dura. Aos 64 minutos, após um cruzamento de Ricardo Esgaio, Pote dominou de peito, encheu o pé e rematou de primeira para o 2-0. Grande golo do jovem, que consumou o bis na partida e tranquilizou a equipa e os adeptos da casa.

Aos 74 minutos, quando os visitantes pareciam ter atirado a toalha ao chão, a formação verde e branca acelerou e fez o terceiro. Após uma arrancada pela esquerda, Nuno Santos ganhou metros e serviu Paulinho com um passe teleguiado, com o avançado a ter apenas de encostar já dentro da grande área, em zona frontal à baliza, para dilatar ainda mais a vantagem.

A vencer por uma margem confortável, e com apenas dez minutos para jogar, os Leões diminuíram ligeiramente a pressão, mas ainda ficaram perto de marcar, com o recém-entrado Daniel Bragança a testar Charles, que respondeu à altura, com um belo remate.

O Sporting CP volta a entrar em campo no dia 14 de Agosto, diante do SC Braga, em jogo da segunda jornada da Liga.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal (Tiago Tomás, 86’) e Sebastián Coates [C], Ricardo Esgaio, Matheus Nunes, João Palhinha (Daniel Bragança, 78’), Rúben Vinagre (Matheus Reis, 78’), Jovane Cabral (Nuno Santos, 68’), Pedro Gonçalves (Bruno Tabata, 86’) e Paulinho