Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

"Não posso apontar nada à atitude dos jogadores"

Por Sporting CP
18 Abr, 2022

​Filipe Çelikkaya após o encontro diante do Oriental Dragon FC

No rescaldo do empate diante do Oriental Dragon FC (1-1), o treinador da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal, Filipe Çelikkaya, lamentou o facto de os Leões não terem conseguido sair com uma vitória, mas valorizou o espírito dos seus jogadores dentro de campo. 
 
“Sabíamos que ia ser um jogo extremamente difícil, até pelas características do próprio jogo. Vínhamos de dois resultados menos conseguidos, contra o FC Oliveira do Hospital e na UEFA Youth League, o que do ponto de vista emocional poderia ter aumentado a carga emocional deste jogo. Sabíamos que o Oriental Dragon FC vinha com tudo, e veio, dificultaram-nos muito a tarefa. Não foi um jogo muito bem jogado”, começou por dizer o técnico verde e branco em declarações à Sporting TV.
 
“Não saio muito satisfeito do ponto de vista colectivo, tendo em conta exibições anteriores, mas não posso apontar nada à atitude, união e espírito colectivo dos jogadores. Isso foi-lhes pedido no início da semana, até para reactivar as questões emocionais do grupo, e eles responderam”, disse, exemplificando como os jogadores condicionaram o Oriental Dragon FC.
 
“Não houve um adversário com bola que não tivesse sido pressionado. Vi o Dário e o Chermiti a pressionarem à frente, que é uma tarefa muito difícil. Eles estão todos de parabéns pelo que fizeram em relação ao espírito de união, mas quanto ao jogo ainda temos mais duas partidas para rectificar e melhorar. Este é um processo contínuo, não se esgota aqui nem para o ano. Temos de continuar o trabalho diário pois sentimos que estes jogadores já evoluíram muito”. 
 
Filipe Çelikkaya voltou depois a sublinhar a importância do aspecto psicológico nestas idades. 
 
“Um jogador não pode ser avaliado apenas pela dimensão técnica e táctica, mas também psicológica. No alto nível há jogos de três em três dias e, num clube grande, quase todos são decisivos. Eles têm de responder e de estar habituados à exigência de um clube grande.  Têm de conseguir desligar-se do jogo passado e olhar para o próximo como uma oportunidade para melhorar. Eles têm feito isso bem [treinar a mente] e estão cada vez melhores nesse aspecto”, considerou, antes de atirar: “Tenho de elogiar os jogadores pela atitude que têm diariamente”.
 
Já Dário Essugo, médio de 17 anos que foi titular de Leão ao peito, fez uma análise à partida.
 
“Sabíamos que ia ser difícil, até porque o Oriental Dragon FC tinha de vencer para conseguir manter-se na Liga 3. Por isso, sabíamos que eles iam dar tudo em campo e vinham para cima de nós, mas tivemos de aguentar e acho que fizemos um bom jogo. Quero realçar a entreajuda da equipa, demos o nosso máximo e o jogo terminou com um empate”, começou por dizer.  
 
“Estando a perder ao intervalo, sabíamos que tínhamos de dar a volta ao resultado na segunda parte. Conseguimos chegar ao empate através de um penálti e é de realçar a união da equipa, pois todos deram o máximo, mesmo os que saltaram do banco”, afirmou, antes de mostrar-se feliz por ter envergado, mais uma vez, a braçadeira de capitão: “É um sinal de responsabilidade e de confiança do míster e do Sporting CP também. Estou muito grato por esta oportunidade”.