Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Jovens Leões com a lição bem estudada em Coimbra

Por Sporting CP
18 Set, 2022

Segunda vitória consecutiva na Liga 3 (0-2)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, a A. Académica de Coimbra por 0-2 no jogo da quarta jornada da série B da Liga 3.

Depois de muito equilíbrio, num encontro à porta fechada no Estádio Cidade de Coimbra, os jovens Leões, na segunda parte, foram melhores - atrás e à frente - e Jesús Alcantar e Flávio Nazinho apontaram os tentos da vitória – a segunda seguida na prova, novamente sem sofrer golos.

Com três mudanças comparativamente ao onze titular que venceu o FC Alverca na jornada passada, o treinador Filipe Çelikkaya apostou desta vez em Diego Calai na baliza e no ataque lançou Fatawu – em estreia na equipa B – e Rodrigo Ribeiro, tendo saído Diogo Pinto, Vando Félix e Francisco Canário.

E foi precisamente o jovem extremo ganês - rápido e muito difícil de parar - a protagonizar as principais investidas Leoninas nos instantes iniciais. Apesar do início morno de jogo, os estudantes - pela primeira vez na sua História no terceiro escalão nacional - também não tardaram em ameaçar e Pepo, aos dez minutos, em arco, ficou perto de bater Calai.

Na resposta, já perto dos 25 minutos, Fatawu testou os reflexos de Bernardo Santos por duas vezes, uma num remate de longe e outra, logo a seguir, já dentro da área, contudo o guardião levou a melhor em ambas. Era muito o equilíbrio, como é habitual na Liga 3 e mais uma vez, a uma oportunidade verde e branca, travada na hora certa pelo defesa Diogo Costa, seguiu-se uma para a A. Académica de Coimbra, com Diogo Ribeiro a desviar a bola por cima da baliza.

Assim, o nulo seguiu também para a segunda parte, que trouxe também uma troca nas opções de Çelikkaya, lançando Diogo Cabral por Afonso Moreira. Novamente com os olhos na baliza adversária, a equipa B verde e branca entrou bem e logo com um remate muito perigoso de Diogo Abreu, defendido por Bernardo Santos – o grande obstáculo para os Leões.

Com mais bola e paciência a construir, foi o Sporting CP a controlar e a atacar de forma mais incisiva nesta fase e seria premiado: num pontapé de canto batido por Abreu e desviado ao primeiro poste por Marsà, o central Jesús Alcantar apareceu no ‘coração’ da área para a emenda definitiva, fazendo, de cabeça, o seu primeiro golo de Leão ao peito.

Cerca de cinco minutos depois, foi por muito pouco que não se repetiu a fórmula do golo, mas desta vez o cabeceamento do reforço mexicano saiu por cima da trave. Daqui em diante, a A. Académica de Coimbra tentou esboçar uma reacção, no entanto nada abalou a férrea segurança defensiva verde e branca, que a partir dos 75 minutos passou a contar também com Dário Essugo no miolo.

Já à entrada para os últimos dez minutos, o recém-entrado Pedro Prazeres acabou por ver o vermelho directo, deixou os estudantes com menos um, no entanto aos 85 minutos Diego Calai teve de ‘voar’ para fazer uma grande e decisiva defesa. Aproveitando o balanceamento ofensivo do conjunto local, Essugo arrancou imparável e isolou Flávio Nazinho, que, depois de driblar o guardião, atirou a contar para fechar o jogo em beleza com o 0-2 final.

A equipa B Leonina atingiu, assim, os seis pontos na série B e na próxima jornada receberá o Real SC.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Diogo Travassos, José Marsà [C], Jesús Alcantar, Flávio Nazinho, Renato Veiga, Diogo Abreu (Dário Essugo 75’), Mateus Fernandes (Gilberto Batista 88’), Fatawu (Vando Félix 69’), Afonso Moreira (Diogo Cabral 46’) e Rodrigo Ribeiro.