Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Capitão de cabeça e alma

Por Jornal Sporting
28 Out, 2018

Dois golos de Nani e um de Bruno Fernandes garantem vitória frente ao Boavista na noite em que regressou Bas Dost

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta noite de domingo, o Boavista por 3-0, em jogo relativo à 8.ª jornada da Liga NOS.

A vitória ficou assegurada pelos dois golos de Nani (31' e 66') e um de Bruno Fernandes (64'), que seis minutos antes já tinha ensaiado, através de livre directo, que só a barra negou. Um capitão de cabeça – assim estreou o marcador, após excelente jogada individual de Fredy Montero, que para além de ter aguentado a pressão de dois boavisteiros dentro da área, ainda descobriu espaço para se libertar, ir à linha de fundo e centrar com conta, peso e medida –, e alma leonina, liderando o grupo num resultado de enorme importância em termos classificativos. Mas já lá vamos.

Deu para perceber, logo pelos primeiros minutos, que a partida seria tudo menos amorfa. O primeiro sinal de perigo surgiu pelos pés de Battaglia (3'), para uma defesa apertada de Helton Leite. Estava, no entanto, dado o aviso, que Mateus (5') respondeu à altura, remate também desviado pelo poste esquerdo da baliza de Renan Ribeiro. As oportunidades foram aparecendo – como a Gudelj (13') –, mas o golo acabou por surgir à passagem da meia-hora do primeiro tempo, já descrito atrás.

Com Mathieu a recuperar a titularidade depois de ultrapassada a lesão e Diaby a ocupar a ala direita, com Montero na frente e Bruno Fernandes nas suas costas (o 4x2x3x1 já confessado pelo técnico), o Sporting apareceu no segundo tempo não apenas seguro pelo resultado favorável mas mais dominador e num ritmo que ficou difícil para o Boavista acompanhar. Aliás, o quarteto ofensivo (ao trio já referido junta-se Nani), foi um verdadeiro pesadelo para a defesa adversária. O segundo golo, apontado por Bruno Fernandes, foi fruto de uma série de tabelas entre Diaby e Montero, com o maliano a assinar o último passe para o coração da área do Boavista, onde estava um Bruno Fernandes pronto e sem oposição para fuzilar as redes de Helton Leite.

Depois do terceiro golo, por intermédio de Nani, Mathieu ainda teve o seu momento (70') ao obrigar Helton a uma das defesas da noite.

Mas as boas notícias não terminaram aqui. Aos 78', o aniversariante Marcos Acuña (celebrou este domingo as suas 27 primaveras) deu lugar a Bas Dost. O holandês regressou a Alvalade depois de ter realizados os últimos 45 minutos de jogo no dia 18 de Agosto, frente ao V. Setúbal. Mais de dois meses depois, o goleador leonino voltou à acção. Não marcou, mas aos 90', a passe de Nani, podia tê-lo feito. Uma espécie de calibragem da mira para a viagem que os leões terão de fazer no próximo fim-de-semana, aos Açores, para defrontar o Santa Clara. O Sporting está, agora, a dois pontos da liderança da Liga NOS.