Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões vencem Batalha da Choupana

Por Sporting CP
08 Jan, 2021

Num jogo muito duro, o Sporting CP bateu o CD Nacional (0-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta sexta-feira, à Madeira para vencer o CD Nacional por 0-2 na 13.ª jornada da Liga NOS. Numa verdadeira batalha devido ao clima adverso e às respectivas consequências, Nuno Santos e Jovane Cabral marcaram os golos do líder isolado da tabela classificativa.

Depois do adiamento de quinta-feira, devido às más condições climatéricas, o jogo teve mesmo início esta sexta-feira, ainda que o terreno e a meteorologia estivessem longe de perfeitos. Chuva e muita lama dificultaram bastante a tarefa aos Leões, que foram a obrigados a algumas adaptações no que à sua forma de jogar diz respeito. Era impossível jogar à velocidade habitual e as transições estavam bastante condicionadas, mas nada disso fez com que o Sporting CP entrasse com menos vontade de conquistar os três pontos.

Com Andraž Šporar a ser a única novidade no onze inicial em comparação com a recepção ao SC Braga, no lugar de Tiago Tomás, os primeiros instantes foram bastante confusos e de grande luta. O primeiro lance perigoso chegou aos oito minutos, quando Pedro Porro rematou forte, mas falhou o alvo por pouco. Seguiu-se, aos 20 minutos, uma tentativa sem sucesso de Pedro Gonçalves e, pouco depois, um tiro de Nuno Santos saiu por cima.

O CD Nacional respondeu com um lance que acabou com uma defesa de Antonio Adán num lance que foi anulado por fora-de-jogo, mas era o Sporting CP quem estava por cima. Prova disso foi a oportunidade de golo aos 34 minutos: cruzamento de Pedro Porro, mau alívio da defesa insular e Pedro Gonçalves, de instinto rápido, rematou à baliza, mas o guarda-redes Daniel Guimarães defendeu com a cara e impediu que o marcador fosse inaugurado. Pouco depois, de livre directo, Nuno Santos voltou a ameaçar o golo verde e branco.

O 0-1 acabou mesmo por chegar já perto dos 45 minutos e de forma justa tendo em conta a clara e evidente superioridade Sportinguista até então. Cruzamento de Nuno Mendes a partir da esquerda, toque de Pedro Gonçalves ao segundo poste e a bola sobrou na perfeição para Nuno Santos, que desviou com eficácia e fez o seu quinto tento da temporada. Marcador inaugurado num lance tirado a papel químico daquele que resultou no 1-0 contra o SC Braga, tendo apenas Nuno Santos e Pedro Gonçalves trocado de papéis. Ao intervalo, Sporting CP na frente num resultado completamente justificado. O meio-campo do emblema de Alvalade, composto por João Palhinha e João Mário, ia sendo o melhor sector; se o primeiro era uma autêntica 'vassoura' e ia ganhando quase todos os duelos disputados, o segundo espalhava classe e tranquilidade nos momentos mais necessários.

Na segunda parte, o CD Nacional até entrou bem com dois remates - o dobro dos que tinha conseguido nos 45 minutos iniciais -, mas pouco demorou até o Sporting CP voltar a estar com o controlo absoluto das ocorrências. Šporar, Sebastián Coates e Pedro Gonçalves ameaçaram a baliza adversária, mas a falta de precisão ou a competência de Daniel Guimarães iam impedindo o 0-2 para os Leões.

Aos 65 minutos, grande oportunidade para os visitantes, quando Pedro Gonçalves ganhou espaço com muita qualidade e, em boa posição e de frente para a baliza, rematou com o pé esquerdo para fora. Logo a seguir, Rúben Amorim tirou Šporar e colocou Tiago Tomás, que tentou o golo pouco depois, mas Daniel Guimarães defendeu.

O Sporting CP ia rematando muito, ainda que nem sempre nas melhores condições, e conseguia estar sempre mais perto de marcar o segundo do que sofrer o empate. Num desses remates, de muito longe - e já com Matheus Nunes em campo no lugar de João Mário -, João Palhinha tentou surpreender o guardião do CD Nacional e a bola passou a centímetros do poste.

Já nos dez minutos finais, um excelente remate de Pedro Gonçalves de fora da área acertou no poste do CD Nacional, que por esta altura não percebia como é que ainda não tinha sofrido mais golos. Jovane Cabral, recuperado de lesão, ainda foi a tempo de entrar para o posto de Nuno Santos e somar minutos pela primeira vez desde Novembro.

E Jovane Cabral ainda foi a tempo de mais, sendo o autor do segundo golo Leonino já aos 90 minutos. Mau alívio de um defesa do CD Nacional, Tiago Tomás teve a visão perfeita e assistiu o camisola 77, que rematou para a baliza praticamente deserta e colocou mais uma bola no fundo das redes madeirenses. Foi o quarto golo de Jovane Cabral em 2020/2021.

No final, a vitória Sportinguista por 0-2 foi inteiramente justa, ainda que tenha pecado por escassa tendo em conta a diferença no número de remates: cinco do CD Nacional contra 22 do Sporting CP, segundo as estatísticas oficiais da Liga Portugal. Não foi um jogo bonito, mas foi um jogo em que o essencial foi conseguido e os três pontos foram amealhados pelo conjunto orientado por Rúben Amorim, que volta a jogar na Madeira na próxima segunda-feira, mas contra o CS Marítimo e a contar para a Taça de Portugal.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Luís Neto, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Nuno Mendes, João Palhinha, João Mário (Matheus Nunes, 76'), Pedro Gonçalves, Nuno Santos (Jovane Cabral, 87') e Andraž Šporar (Tiago Tomás, 66').