Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Líder não treme em Tondela

Por Sporting CP
13 Mar, 2021

Sporting CP conquista mais três pontos

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se este sábado ao recinto do CD Tondela para vencer por 0-1 na 23.ª jornada da Liga NOS. O golo solitário foi apontado por Tiago Tomás e surgiu nos dez minutos finais.

Numa noite de céu limpo e sem frio extremo no Estádio João Cardoso, o Sporting CP entrou em campo com Pedro Porro, recuperado de lesão, e Nuno Santos nos lugares de Matheus Nunes e Bruno Tabata, ambos titulares na recepção ao CD Santa Clara. A primeira ameaça verde e branca surgiu logo aos cinco minutos, quando Pedro Porro rematou em força num lance que podia ter sido muito perigoso, mas a bola embateu num adversário. Foi o primeiro sinal de que o Sporting CP foi a Tondela com a vontade de realizar o seu jogo habitual: domínio e controlo das operações, mais bola do que o adversário e construção a partir dos centrais. Os locais, por outro lado e apesar de colocarem alguma pressão em alguns momentos e zonas, apostaram num bloco mais recuado na esperança de aproveitar os erros adversários.

Depois de um primeiro quarto de hora sem grande trabalho para os guarda-redes, Sebastián Coates cabeceou num pontapé de canto para defesa fácil de Trigueira. Pouco depois, foi Zouhair Feddal a responder a um cruzamento de Pedro Porro com uma tentativa de cabeça que, desta feita, saiu para fora. Na baliza Leonina, o CD Tondela criou perigo pela primeira vez aos 25 minutos, mas Antonio Adán mostrou estar atento e antecipou-se ao oponente.

Ainda assim, a toada não se alterou e a superioridade Sportinguista até foi crescendo ao longo do primeiro tempo. Aos 27 minutos, João Mário serviu Pedro Gonçalves na área e este, de primeira, atrasou para Tiago Tomás. O jovem avançado rematou forte e com selo de golo, mas voltou a aparecer um defesa a dar o corpo às balas para impedir que a bola chegasse à baliza do CD Tondela. Pouco depois foi Nuno Santos a atirar com muita força, mas também com falta de precisão.

Até ao intervalo, o Sporting CP criou a melhor oportunidade do desafio até então: mais um cruzamento de Pedro Porro a partir da direita e Tiago Tomás, numa posição maravilhosa para facturar, cabeceou para fora. O futebolista formado em Alcochete ficou a centímetros do 0-1, resultado que seria justo no final da primeira parte tendo em conta a diferença de rendimento entre os dois conjuntos. Ao intervalo, e de acordo com as estatísticas da Liga Portugal, o Sporting CP tinha seis remates contra um do CD Tondela, liderando por larga margem também na posse de bola (68% contra 32%) e nos pontapés de canto (três contra zero).

O CD Tondela voltou mais forte dos balneários e teve, nos primeiros 15 minutos da segunda metade, o seu melhor período no desafio. Aos 51 minutos, Murillo rematou forte para defesa de Adán e, logo a seguir, foi Mario González a fazer o mais difícil. Quando estava à boca da baliza, que por sua vez estava completamente aberta, o jogador auriverde falhou na bola e não conseguiu inaugurar o marcador. No décimo minuto dos segundos 45 minutos, o árbitro Nuno Almeida decidiu expulsar João Pereira, que estava no banco de suplentes, mostrando o cartão vermelho directo.

Rúben Amorim mexeu na equipa a meia hora do final, colocando Daniel Bragança e tirando Nuno Santos. João Mário, por sua vez, passou a ocupar o lugar mais à direita do ataque Leonino e, aos 62 minutos, o Sporting CP voltou a estar muito perto do golo: foi Pedro Porro a cruzar para Sebastián Coates ficar (mesmo) muito perto de marcar. Foi o guarda-redes Trigueira a tirar o pão da boca ao uruguaio.

Depois de mais dois lances com algum perigo, com cabeceamentos de Tiago Tomás e Gonçalo Inácio para fora, Rúben Amorim voltou a mexer à passagem dos 72 minutos. Saíram Zouhair Feddal, Pedro Porro e João Mário para as entradas de Matheus Reis, Bruno Tabata e Jovane Cabral. Nos minutos seguintes, Bruno Tabata e Jovane Cabral foram mesmo protagonistas de uma jogada perigosa, com o primeiro a cruzar para o segundo ficar a centímetros do cabeceamento na área do CD Tondela.

O 0-1 chegou, finalmente, aos 82 minutos, premiando a superioridade e habitual atitude de crença dos Leões. Nuno Mendes cruzou a partir da esquerda e Pedro Gonçalves tentou finalizar, mas a bola acabou para sobrar para Tiago Tomás. O jovem Sportinguista, com o golo nos pés, não perdoou e garantiu a conquista de mais três pontos na Liga NOS.

Até ao final, o CD Tondela ainda tentou o empate num remate de Tiago para defesa simples de Adán, mas o líder isolado da tabela classificativa - que entretanto contou com Matheus Nunes em campo, substituindo Pedro Gonçalves aos 85 minutos - não vacilou. Mais uma vitória e mais um jogo sem sofrer golos do Sporting CP, que na próxima jornada recebe o Vitória SC no Estádio José Alvalade.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal (Bruno Tabata, 72'), Pedro Porro (Jovane Cabral, 72'), João Mário (Matheus Reis, 72'), João Palhinha, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves (Matheus Nunes, 85'), Nuno Santos (Daniel Bragança, 60') e Tiago Tomás. Suplentes não utilizados: Luís Maximiano [GR], Luís Neto, João Pereira e Vitorino Antunes.