Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Terceira vitória seguida no campeonato

Por Sporting CP
02 Out, 2021

Leões venceram na visita ao FC Arouca (1-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, neste sábado, o FC Arouca por 1-2 na oitava jornada da Liga Portugal. Os golos de Matheus Nunes e Nuno Santos construíram o triunfo verde e branco – o terceiro consecutivo no campeonato -, antes da paragem para os compromissos internacionais.

A partida no Estádio Municipal de Arouca trouxe várias novidades tanto dentro como fora das quatro linhas. Relativamente ao último onze, Rúben Amorim deu a titularidade a Ricardo Esgaio, Daniel Bragança – em estreia como titular esta época - e Nuno Santos, deixando Zouhair Feddal, Luís Neto e Tiago Tomás no banco de suplentes.

Este embate marcou também o regresso do público às bancadas sem quaisquer restrições na lotação, conforme anunciado pelo Governo no âmbito da última fase de desconfinamento, em vigor desde a passada sexta-feira. Assim, os Sportinguistas não faltaram à chamada nesta deslocação ao distrito de Aveiro e pintaram de verde e branco grande parte da bancada descoberta, apesar da chuva que foi caindo durante o encontro.

Com o apito inicial tonou-se clara a disposição da turma de Alvalade, que no habitual 3-4-3 contou desta vez com Esgaio à direita no trio de centrais, Nuno Santos como ala esquerdo e Bragança a par de Palhinha no meio-campo, subindo Matheus Nunes no terreno. A todo o gás, os Leões ameaçaram por duas vezes nos primeiros dez minutos, mas os remates de Sarabia (1') e Paulinho (9') seriam defendidos por Fernando Castro, guardião adversário.

À terceira, contudo, seria mesmo de vez para os Leões: antes do quarto de hora, Nuno Santos cruzou para o segundo poste, Sarabia amorteceu de primeira para o meio e Matheus Nunes marcou pela primeira vez em 2021/2022. O árbitro auxiliar assinalaria fora-de-jogo, porém após uma demorada revisão do VAR o golo seria mesmo validado.

Nas bancadas os Sportinguistas faziam-se ouvir e o conjunto verde e branco estava seguro no encontro, mas uma desatenção defensiva permitiu a primeira oportunidade do FC Arouca, que Oday Dabbagh não aproveitou. No entanto, o domínio era Leonino e só por poucos centímetros o capitão Coates - a cumprir o seu 250.º jogo de Leão ao peito – não concluiu da melhor forma um lance aéreo com Paulinho.

Na resposta, Adán ainda segurou um desvio perigoso de Abdoulaye Ba numa bola parada, mas seria o espanhol Sarabia a dispor da derradeira oportunidade – em dose dupla - no primeiro tempo, ambas travadas pelo guardião arouquense.

A acção continuou no segundo tempo e logo com dois golos a abrir - um para cada lado. Oday Dabbagh fez o empate ao concluir uma rápida transição do conjunto orientado por Armando Evangelista mas a reacção verde e branca foi tão rápida quão eficaz: apenas três minutos depois, Nuno Santos entrou na área e rematou forte para recolocar os Leões na frente do marcador – revelando-se decisivo. Passada a hora de jogo, Luís Neto entrou para a saída de Pedro Porro, assumindo Esgaio o corredor direito.

De novo em desvantagem no resultado, o FC Arouca tentava reagir, aumentando a pressão e Rúben Amorim optou por mexer na frente de ataque, colocando Tiago Tomás e Bruno Tabata nos lugares de Paulinho e Sarabia. À entrada para os últimos dez minutos, lutava-se muito pela posse de bola, o conjunto arouquense não desistia e Amorim voltou a refrescar a equipa, introduzindo Jovane Cabral e Manuel Ugarte por Matheus Nunes e Daniel Bragança.

Muito disputado a meio-campo, a qualidade do encontro diminuiu, as aproximações a ambas as balizas foram escasseando e os Leões iam aguentando o último esforço do FC Arouca. Sólido e solidário atrás, o Sporting CP manteve o 1-2 e levou para Lisboa os três pontos. Com este triunfo, os Leões de Rúben Amorim atingem os 20 pontos no campeonato em oito partidas.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro (Luís Neto 61'), Ricardo Esgaio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Nuno Santos, João Palhinha, Daniel Bragança (Manuel Ugarte 81'), Pablo Sarabia (Bruno Tabata 71'), Matheus Nunes (Jovane Cabral 81') e Paulinho (Tiago Tomás 71').