Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Goleada rumo à final four da Taça da Liga

Por Sporting CP
19 Dez, 2022

​Sporting CP não deu hipótese ao SC Braga e segue em frente (5-0)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal carimbou esta segunda-feira o passaporte para a final four da Taça da Liga, ao golear o SC Braga por 5-0 no Estádio José Alvalade, em partida a contar para os quartos-de-final da competição. A formação Leonina assinou uma grande exibição e ao intervalo já tinha o resultado fechado.

Após ter visto os Leões ultrapassarem a fase de grupos com um pleno de três vitórias, 13 golos marcados e zero sofridos, Rúben Amorim operou quatro alterações no onze inicial, promovendo as entradas do guarda-redes Antonio Adán, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Marcus Edwards. Já Rochinha ficou de fora das escolhas do técnico verde e branco devido a uma síndrome gripal.

Naquela que foi talvez a melhor primeira parte da temporada, o Sporting CP surpreendeu os bracarenses ao colocar-se a vencer por 2-0 muito cedo. Logo aos 4’, Gonçalo Inácio surgiu na área a fazer a recarga após um desvio de Paulinho ao primeiro poste, na sequência de um canto, e aos 8’ foi mesmo Paulinho, isolado por um passe de Trincão, a picar com classe para o 2-0. O internacional português chegou ao sexto golo nos últimos quatro jogos, todos na Taça da Liga.

Depois, como seria de esperar, o SC Braga teve de assumir as rédeas para tentar equilibrar o tabuleiro de jogo, mas sem nunca conseguir incomodar. Já aos 18 minutos, e aproveitando o adiantamento do bloco visitante, Marcus Edwards roubou a bola a Tormena, isolou-se na e, já dentro da área, sofreu penálti. Na conversão, Pedro Gonçalves fez o 3-0 e o nono esta época.

O resultado parecia muito difícil de reverter para os minhotos, mas podia ter ficado ainda pior pouco depois. À passagem da meia-hora de jogo, Pedro Gonçalves teve tudo para fazer o ‘bis’, mas viu o remate ser travado por um defesa, exactamente o mesmo que aconteceria pouco depois a Paulinho, que também só não fez o segundo da conta pessoal devido a um corte.

O Sporting CP ameaçava e ainda fez mais dois golos na recta final, chegando aos 5-0. Ao minuto 41, novamente num contra-ataque rápido, Nuno Santos galgou metros pela esquerda e cruzou rasteiro para Francisco Trincão, que apareceu sem oposição na área a encostar para o quarto da noite. Depois foi Edwards, na marcação de novo penálti, a confirmar o quinto antes do intervalo.

No regresso dos balneários, já com tudo praticamente decidido, o SC Braga manteve-se subido no terreno, em busca de reduzir, e ainda assustou por duas vezes, com André Horta a tirar as medidas à baliza de Adán, mas sem resultados práticos. Do outro lado, o Sporting CP assumiu um bloco mais baixo, mas sempre de olho nas transições rápidas para fazer o sexto golo da noite.

Aos 71 minutos, numa fase bastante mais morna do encontro e com os Leões a controlarem sem grandes dificuldades, Rúben Amorim fez as primeiras mexidas. Dário Essugo e Jovane Cabral, tal como depois Ricardo Esgaio e Arthur Gomes, sendo que pelo meio o Sporting CP ainda podia ter dilatado o placrad, mas Edwards permitiu a defesa e Jovane atirou por cima de cabeça.

Até ao apito final do juiz da partida, Sotiris Alexandropoulos ainda teve alguns minutos em campo, numa altura em que o ritmo de jogo era muito baixo e a turma de Alvalade continuava a dominar a seu bel-prazer, pelo que não houve mais lances de registo e o tempo esgotou-se.

Os Leões, que alcançaram assim a sexta vitória seguida e consolidaram o melhor momento da época, vão disputar a final four da Taça da Liga em Leiria, de 24 a 28 de Janeiro de 2023, tendo pela frente nas meias-finais o vencedor do duelo que vai opor o Moreirense FC e o FC Arouca. Antes disso, e após a pausa competitiva para as férias de Natal, dá-se o regresso à Liga Portugal para o último jogo em 2022, com a recepção ao FC Paços de Ferreira no dia 29 de Dezembro.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Matheus Reis, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Pedro Porro (Ricardo Esgaio, 76’), Manuel Ugarte (Dário Essugo, 71’), Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Francisco Trincão (Arthur Gomes, 76’), Marcus Edwards (Sotiris Alexandropoulos, 86’) e Paulinho (Jovane Cabral, 71’).