Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Rúben Amorim: "A responsabilidade está toda do nosso lado"

Por Sporting CP
31 Mar, 2023

Leões regressam à Liga frente ao CD Santa Clara (sábado, 20h30)

De volta à acção e à Liga Portugal, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, este sábado (20h30), o CD Santa Clara, em pleno Estádio José Alvalade, num encontro referente à 26.ª jornada.

Na véspera da partida, Rúben Amorim, treinador dos Leões, esteve em conferência de imprensa para lançar o embate com os açorianos, começando, porém, por abordar a forma como aproveitou o período de paragem para os compromissos internacionais.

“Estas paragens podem ser sempre bem aproveitadas. Tivemos vários jogadores para trabalhar, outros foram para as selecções e, contrariamente a outras vezes, todos tiveram tempo de jogo, o que é benéfico para eles. Há o outro lado também, alguns chegam mais cansados e um ou outro poderá descansar, mas toda a gente está pronta para jogar e os melhores vão a jogo neste fim-de-semana”, disse inicialmente aos jornalistas presentes na sala de imprensa da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Agora, até ao fim da temporada, os Leões enfrentam dois meses de muitos jogos e onde tudo se decidirá nas frentes que estão em disputa. Quanto ao número elevado de jogos, o técnico verde e branco acredita que “é melhor assim”, justificando que “os jogadores são melhores consoante quantos mais jogos tiverem”.

“Estamos numa boa fase, a crescer ao longo da época, não temos sofrido golos, portanto usamos este tempo para melhorar e relembramos os passos em falso que já demos no passado. Temos ainda muitos objectivos esta época: temos a UEFA Europa League, o campeonato e queremos ir à UEFA Champions League”, apontou Amorim, acrescentando: “Quanto a mim foi uma paragem benéfica, mas vamos ver amanhã”.

Continuando o seu discurso habitual, Rúben Amorim salientou que o foco mantém-se “jogo a jogo” e mostrou-se confiante que, “ganhando todos os jogos”, a turma de Alvalade atingirá “a UEFA Champions League ou pelo menos a pré-eliminatória”. No entanto, não escondeu que resta também “olhar um bocadinho para os outros”, nomeadamente FC Porto e SC Braga, “porque é preciso que eles percam pontos, uma vez que já jogámos contra eles”, atentou.

De seguida, o treinador do Sporting CP debruçou-se sobre o adversário deste sábado: um CD Santa Clara que chega a Alvalade no 18.º - e último – lugar da classificação. Amorim reconheceu que há “alguma incerteza” em relação à abordagem dos açorianos e admitiu esperar “um jogo complicado”, destacando sempre a responsabilidade verde e branca: “Temos de ganhar, a responsabilidade está toda do nosso lado”.

“Nos últimos dois jogos jogaram com uma linha de cinco [defesas], mas com esta paragem o novo treinador pode mudar alguma coisa. Reparámos que repetiu alguns jogadores nos últimos dois jogos. É uma equipa que vive um momento muito difícil, mas de certeza que depois desta paragem vem melhor preparada e chega sem responsabilidade, mesmo precisando de pontos”, projectou sobre o CD Santa Clara.

Por sua vez, Rúben Amorim realçou que os seus jogadores estão “mais concentrados” e considera que “os últimos resultados provam isso”. “Tivemos bons resultados nas competições europeias e, depois, viemos para o campeonato e fizemos boas exibições. O não sofrer golos acho que também revela muito esse crescimento. Temos de ter na cabeça que, se não dermos o máximo, podemos perder. Assim, seremos mais fortes”, reforçou, acrescentando: “A equipa está mais preparada, melhor tacticamente e tecnicamente e o plantel está mais completo. Pode haver maior rotação na equipa sem haver oscilação na qualidade e os últimos jogos também provaram isso. Ajuda a equipa a crescer, porque todos eles têm de estar mais aptos e concentrados durante a semana para jogarem, senão entram outros”.

Já depois de se ter mostrado satisfeito pelos elogios que recebeu recentemente de Pedro Porro, admitindo que fica “com o carinho dos jogadores”, o treinador do Sporting CP abordou algumas questões individuais sobre Hector Bellerín e Luís Neto e as suas possíveis continuidades ou não de Leão ao peito depois do fim da temporada. “O planeamento está feito, mas ainda há dois meses de época”, atirou Amorim, revelando que “não há decisões tomadas, porque a época ainda não acabou”.

“[Bellerín] Tem tido pouco jogo porque tem estado lesionado e esta semana ainda não treinou com a equipa. Está a fazer a sua recuperação passo a passo”, disse sobre o lateral espanhol, antes de falar sobre a situação de Luís Neto: “Já dei o meu aval para a sua renovação, por tudo aquilo que deu e dá à equipa. Agora está a passar um momento difícil, esteve muito tempo parado e outro ‘problema’ também é a qualidade dos colegas que jogam na sua posição”.

Ao mesmo tempo, questionado sobre se gostaria de contar com um novo avançado na equipa, Amorim revelou-se “muito satisfeito” com os jogadores que tem: “O nosso projecto assenta na formação, temos três avançados de qualidade [Paulinho, Youssef Chermiti e Rodrigo Ribeiro] e outros que podem fazer a posição”.