Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva, João Pedro Morais, José Lorvão

Dérbi à moda de Geny

Por Sporting CP
06 Abr, 2024

Sporting CP vence SL Benfica por 2-1

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o SL Benfica por 2-1 na 28.ª jornada da Liga Portugal. Geny Catamo apontou os dois golos que resultaram no triunfo que reforça a liderança na prova.

Foi com lotação esgotada, uma coreografia impressionante e uma grande atmosfera que o Estádio José Alvalade recebeu o dérbi eterno entre os dois primeiros classificados do campeonato. No campo, Rúben Amorim promoveu cinco alterações: saíram Ousmane Diomande, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Nuno Santos e Paulinho (todos no banco de suplentes) e entraram Jeremiah St. Juste, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Matheus Reis e Pedro Gonçalves, que está recuperado da lesão que contraiu em Bérgamo.

Ainda nem os Sportinguistas estavam sentados quando, no minuto inicial, o conjunto verde e branco inaugurou o marcador. Fruto da alta, intensa e competente pressão Leonina, Pedro Gonçalves roubou a bola no ataque, passou por dois adversários com magia e procurou colocar em zona perigosa para Viktor Gyökeres, mas Trubin afastou para a zona onde estava… Geny Catamo, que não desperdiçou.

A perder desde o início, o SL Benfica procurou, logo a seguir, encostar o Sporting CP às cordas, mas não ameaçou para além de um cruzamento desviado para as malhas laterais e um remate de Rafa por cima. As águias pressionavam alto, tentando perturbar a construção dos visitados, que jogavam no risco e à procura, também, do espaço nas costas da defesa contrária. Do outro lado, acontecia o mesmo: pressão alta do Sporting CP.

Numa primeira parte mal jogada em vários momentos, voltou a ser o conjunto de Rúben Amorim a causar o pânico na área visitante. Numa bola aliviada por Sebastián Coates, Viktor Gyökeres trabalhou muito bem em velocidade e esperou por Francisco Trincão para servir o português, que atirou para defesa de Trubin.

Já depois de um livre directo de Pedro Gonçalves por cima e de um remate de Di María que também falhou o alvo, o árbitro Artur Soares Dias perdoou - aos 33 minutos - um cartão vermelho ao argentino por agressão ao camisola 8 do Sporting CP. A seguir, David Neres atirou muito por cima e, aos 39 minutos, após alguma confusão com cabeceamentos e remates, Franco Israel agarrou e evitou males maiores.

De volta ao ataque, o Sporting CP protagonizou duas jogadas perigosas até ao intervalo: na primeira, Jeremiah St. Juste apareceu com espaço no ataque e procurou Viktor Gyökeres no coração da área, mas o cruzamento saiu com força a mais, enquanto um livre estudado na segunda procurou Sebastián Coates, mas o capitão falhou o desvio.

Em cima do apito para o final da primeira metade, o SL Benfica chegou ao 1-1 por Bah, de cabeça, e o dérbi seguiu empatado para o descanso.

O Sporting CP voltou bem dos balneários e criou alguns lances de perigo, como o contra-ataque de três contra em que o passe de Geny Catamo não saiu na perfeição, o cabeceamento de Viktor Gyökeres para a defesa de Trubin ou, ainda mais evidente, a ‘bomba’ do sueco à trave da baliza benfiquista.

Daniel Bragança entrou, aos 54 minutos, para o lugar de Hidemasa Morita e a reacção encarnada passou por um remate de Bah muito por cima e, a seguir, foi Sebastián Coates a aparecer no lugar certo à hora certa para evitar o golo de David Neres.

Rúben Amorim voltou a mexer e colocou Marcus Edwards e Ousmane Diomande nos lugares de Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio, com a partida a estar numa fase algo confusa, com pouca ligação de parte a parte. Assim, aos 79 minutos, as duas últimas alterações: saídas de Francisco Trincão e Morten Hjulmand, entradas de Paulinho e Koba Koindredi.

Franco Israel foi chamado a intervir pouco depois e conseguiu realizar uma grande defesa no remate de Di María, com Sebastián Coates a tentar uma bicicleta (sem sucesso) no lado oposto. Daniel Bragança teve o golo nos pés aos 87 e 88 minutos, primeiro num remate desviado para fora e depois num canto em que não conseguiu tocar para dentro em cima da linha de baliza.

Finalmente, ao primeiro minuto de compensação, o Sporting CP chegou ao golo. Canto de Marcus Edwards, desvio da defesa e sobra para Geny Catamo, que atirou forte para o fundo das redes. Bis do internacional por Moçambique e Alvalade ao rubro, sabendo que dificilmente a vitória escaparia.

E não escapou, mesmo com Sebastián Coates a voltar a ser decisivo aos 90+6 minutos e, em cima do apito final, com o cartão vermelho para Aursnes por segundo amarelo.

O Sporting CP venceu, é mais líder e vai agora visitar o Gil Vicente FC.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio (Ousmane Diomande, 71’), Geny Catamo, Morten Hjulmand (Koba Koindredi, 79’), Hidemasa Morita (Daniel Bragança, 54’), Matheus Reis, Francisco Trincão (Pauliinho, 79’), Pedro Gonçalves (Marcus Edwards, 71’) e Viktor Gyökeres.