Rui Borges: "Queremos a 18.ª Taça de Portugal"
24 maio, 2025
Técnico lançou o dérbi no Jamor
Depois da conquista do Bicampeonato, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal defronta, às 17h15 deste domingo no Estádio Nacional, o SL Benfica para a final da Taça de Portugal.
Este sábado, na Academia Cristiano Ronaldo, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao dérbi, respondendo às perguntas dos jornalistas.
Um sonho estar no Jamor
"Sim, é um sonho. Há que desfrutar por tudo o que representa para mim e para muita gente e por toda a festa, mas queremos ganhar e disputar o jogo. Olhamos para o jogo para vencer, como temos feito sempre, e amanhã não foge à regra. Queremos chegar ao fim e realizar o sonho de conquistar o troféu."
Como está a viver o que tem acontecido
"Com felicidade, mas, acima de tudo, equilibrado como sempre sou. Estou feliz por conquistar o maior troféu do futebol nacional, sinto que o caminho de trabalho deu certo, mas sei que passa tudo muito rápido. Tento ser muito equilibrado. Tento aproveitar, mas queremos muito continuar a ganhar e a entrar na história do Sporting CP. É um troféu que já foge há algum tempo e a 'dobradinha' há mais de 20 anos. Queremos a 18.ª Taça de Portugal."
Recordações da Taça de Portugal enquanto jogador
"Não tive a oportunidade de ser um jogador de Primeira Divisão. Passei por todos os escalões menos pelo o primeiro, estava guardado para quando fosse treinador. Para quem está nos escalões inferiores, o único sonho que temos para tentar alcançar é a Taça de Portugal. Era algo que nos motivava muito e de que gosto muito. A Taça estava sempre no nosso pensamento, daí a minha felicidade de poder disputar a final amanhã."
SL Benfica
"Mais do que em qualquer jogador, focamo-nos no que o SL Benfica será capaz de fazer. O Sporting CP teve o melhor ataque a melhor defesa da Liga, o que dita bem a motivação do adversário para a final de amanhã. Vamos defrontar uma grande equipa que fará tudo para sair com o troféu. Fomos Campeões Nacionais e isso mexe sempre com o lado contrário."
Motivação do adversário
"Vai estar super motivado para ganhar o troféu. Conquistaram a Taça da Liga, nós fomos Campeões Nacionais. Foram as duas melhores equipas do campeonato e vai ser um bom jogo. Vão estar super motivados, tal como nós, que queremos a 'dobradinha' e continuar a escrever uma página bonita no Sporting CP. O grupo merece muito voltar a ser feliz e conquistar mais um troféu numa época de superação."
Ousmane Diomande
"Está em dúvida até à hora do jogo. Está a fazer o seu trabalho e é o único que está em dúvida. Vamos esperar por amanhã."
O que mudou no Sporting CP desde a chegada de Rui Borges
"Fomos crescendo de alguma forma, fomo-nos adaptando. Tem sido um desafio muito grande para a equipa técnica perceber algumas coisas e gerir os jogadores. Somos muito de ouvir porque se não conseguir ter os jogadores do meu lado não adianta nada ser bom treinador. Tem sido um grande desafio, mas foi muito fácil porque o grupo é incrível. Têm grande amizade e espírito de família, ninguém fugiu do caminho ou do propósito. Tiveram uma capacidade fantástica de ultrapassar os obstáculos sem perder a ambição de ganhar. Merecemos muito ser Campeões Nacionais e, agora, acrescentar a Taça de Portugal."
Morten Hjulmand
"A importância do Morten no grupo é evidente e por isso é que aos 25 anos é capitão do Sporting CP. Basta olhar para ele e toda a gente respeita a sua presença. É muito calmo e ponderado, está sempre a ligar o grupo. Tem as palavras certas nos momentos certos. Representar tudo o que representa para o Clube e para a equipa aos 25 anos é de alguém que é especial. Como treinador, sou um felizardo por ter um líder destes. Tem contrato com o Clube e estou tranquilo nesse sentido. Gosta muito do Sporting CP e está feliz."
11 inicial
"Muito sinceramente, ainda não o tenho definido."
Comparação com a final da época passada
"O Sporting CP estava forte na época passada e está muito forte este ano. Campeões Nacionais nos dois anos e foco-me muito no presente ano. Não há nada a fazer em relação à final da última temporada. São momentos e adversários diferentes. Acima de tudo, peço que seja um grande jogo e que se saiba estar, principalmente fora."
Adeptos
"Deixo uma palavra aos nossos adeptos, que têm sido incríveis e vão continuar a ser amanhã, com toda a certeza. Deixo-lhes um agradecimento porque foram muito importantes na conquista do Campeonato. Vão ser muito importantes para a nossa capacidade de conseguirmos ganhar o troféu amanhã. Deixo um apelo ao fair-play porque as minhas recordações da Taça de Portugal são sempre boas. Que assim seja amanhã, dentro e fora de campo. Que saibam estar, que torçam por quem têm de torcer, que se respeitem, que se divirtam, que aproveitem ao máximo a festa da Taça e que no fim ganhe o Sporting CP e que o jogo seja lembrado como um grande jogo e uma festa muito bonita."
Mais um dérbi decisivo
"À imagem dos outros, vai ser um jogo muito competitivo. Todos os dérbis têm características diferentes, mas todos são muito competitivos. A individualidade, de um lado e do outro, vai aparecer em alguns momentos e fazer a diferença. São equipas que se conhecem muito bem. Vai-se resolver em pormenores, como tem acontecido nos outros jogos."
Viktor Gyökeres
"Está muito feliz no Sporting CP. Está muito ligado ao jogo de amanhã, quer marcar e é obcecado por isso. Está muito focado na final, sabe que fez uma grande época. É o melhor avançado da Europa, como os números demonstram. Vai ser apetecível, mas acredito que se não chegar a sair do Sporting CP vai ficar muito ligado ao Clube. Sente-se muito feliz aqui."
Controlar as emoções depois dos festejos do Bicampeonato
"Tinham todo o direito de festejar e fizeram-no muito bem. A partir do momento em que começaram a treinar, estiveram ligados. É um grupo super motivado, cheio de fome de vencer, não se cansa e quer ganhar sempre. Não pode haver maior motivação do que voltar a entrar na história do Clube com a 'dobradinha' e a 18.ª Taça de Portugal."
Se o Sporting CP é favorito
"Acho que não. São as duas melhores equipas do campeonato e cada uma motivada à sua maneira. É 50-50. São duas grandes equipas e uma final de um troféu, o que causa emoções diferentes. Há bons jogadores dos dois lados e vai ser um jogo equilibrado."
Futuro da equipa
"Tenho a certeza de que ficará grande parte do grupo. Tem sido essa a política do Clube nos últimos anos e as conquistas revelam isso. É difícil garantir porque há cláusulas e coisas que não controlamos, mas acredito que ficará, se não todo, grande parte do plantel para a próxima época."
Táctica
"Se forem ver os meus jogos no Vitória SC, a equipa jogava muitas vezes numa construção a três. O sistema é muito relativo. Não fugi à minha ideia de jogo, fui-me adaptando a certos comportamentos independentemente do sistema inicial. Vou ter mais tempo para trabalhar algumas coisas de forma específica e rigorosa. Não tive grande tempo para isso e por isso é que digo que foi um grande desafio para a equipa técnica."