Rui Borges: "Golos surgiram com naturalidade"
22 Set, 2025
Declarações após o triunfo sobre o Moreirense FC
No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o Moreirense FC por 3-0, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa para analisar o resultado.
No Auditório Artur Agostinho, o treinador verde e branco respondeu às perguntas dos jornalistas.
Análise do jogo
"Criámos imensas oportunidades de golo, fomos dominantes, criámos chances claras de golo. Não me lembro de ver o número de golos esperados tão alto. Demonstra o que fomos capazes de fazer perante uma boa equipa, organizada, com blocos baixos. Mesmo assim, criámos oportunidades. Não entrámos tão bem na segunda parte, perdemos algumas bolas. As substituições trouxeram a clareza, calma, tranquilidade, equilíbrio. Os golos surgiram com naturalidade. Não podia estar mais feliz por tudo o que a equipa foi capaz de fazer."
Golos
"Ficámos a dever muitos. Merecíamos sair a ganhar para o intervalo. Fizemos um belíssimo jogo."
Fotis Ioannidis
"Entrou muito bem. vai acrescentar muito. Ainda está a perceber dinâmicas, jogadores de ligação, para se encaixar melhor na equipa. Sabemos o que nos pode e vai dar. Fico muito feliz por contar com dois grandes avançados. Vão-me dar dores de cabeça, mas ainda bem. É sinal que têm muita qualidade."
Eficácia
"Estava preocupado se não conseguíssemos criar. Em quase todos os jogos temos uma expectativa de golo muito boa, acima do normal. Vão falhar na finalização, faz parte. Há que os incentivar a trabalhar e melhorar. Fazem muito isso, mas nem sempre vamos conseguir fazer golos rapidamente. Queria era ganhar e gosto de os ver felizes a realizarem grandes exibições. Podíamos ter caído em termos físicos, mas a equipa manteve-se ligada e com uma ambição enorme de vencer."
Maxi Araújo e Hidemasa Morita
"Vêm de lesão, há que ter algum cuidado e fazer gestão. No início da segunda parte, ficámos algo frustrados com alguns passes falhados e [as entradas do] Maxi e Morita ajudaram. Ainda assim, estávamos a fazer um belíssimo jogo tirando esses dez ou 15 minutos iniciais do segundo tempo. Depois, a equipa voltou a encontrar-se e fomos o que tínhamos sido na primeira parte."
Diferença dos grandes para os restantes emblemas
"Há sempre uma diferença porque os grandes têm mais capacidade para contratar jogadores, mas as equipas de meio da tabela também contrataram bem. O défice que há é o défice de sempre, na minha leitura. Não é diferente das temporadas passadas. As equipas grandes estão mais fortes, mas as equipas médias também."
Sorteio da Taça de Portugal
"Ficava feliz por ir a Mirandela, é a minha cidade, ainda que seja difícil jogar lá. Mas ficava muito feliz."
Pontapés de penálti
"A hierarquia é bem explícita. O líder [Morten Hjulmand] tomou a decisão e o treinador está a 100% com o líder. Estava tranquilo se fosse ele a bater."
Diogo Travassos
"Foi um jogador que tentei pedir para resgatar em Janeiro e não conseguimos. Fui eu que fiz questão de o ter na pré-época. Teve um crescimento muito bom. Acreditamos muito nele e acho que vai ser jogador do Sporting CP mais dia, menos dia. Tem qualidade para isso. Está num grande clube para crescer e não tenho dúvidas de que no futuro vai estar no Sporting CP."