Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva, José Lorvão

Vitória de quem tentou ganhar

Por Sporting CP
22 Set, 2025

Sporting CP supera Moreirense FC por 3-0

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta segunda-feira, o Moreirense FC por 3-0 na sexta jornada da Liga Portugal.

Numa partida em que só um conjunto tentou ganhar, os golos surgiram já no quarto de hora final. Luis Suárez e Pedro Gonçalves marcaram de pontapé de penálti, tendo Fotis Ioannidis fechado as contas já depois dos 90'.

A noite fria, a fazer jus ao início do Outono, contou com três alterações nos titulares Leoninos: Iván Fresneda, Eduardo Quaresma e Maxi Araújo deram lugar a Georgios Vagiannidis, Zeno Debast e Ricardo Mangas. Nas bancadas, o habitual apoio dos Sportinguistas do primeiro ao último minuto.

O primeiro tempo foi de sentido único, com uma equipa - o Sporting CP, claro - à procura de golos e outra com o evidente objectivo de gastar o máximo de tempo possível. Ainda assim, a postura do Moreirense FC não impediu o emblema de Alvalade de criar ocasiões. O primeiro sinal de perigo foi logo aos 2', quando Zeno Debast descobriu Luis Suárez com um grande passe e este só não marcou porque André Ferreira defendeu com qualidade.

Pouco depois, o avançado colombiano voltou a tentar a sua sorte, mas o guarda-redes somou mais uma defesa - algo que voltaria a fazer aos 12', desta feita numa tentativa de Georgios Vagiannidis. Ainda no mesmo minuto, a melhor oportunidade até então: Pedro Gonçalves desmarcou Luis Suárez com magia e o ponta-de-lança, depois de passar por André Ferreira, atirou para golo, mas Gilberto Batista cortou perto da linha.

O Sporting CP continuou a encostar os visitantes às cordas e foi ficando cada vez mais perto do golo. Georgios Vagiannidis ameaçou para nova intervenção de André Ferreira, Francisco Trincão procurou o 1-0 num remate em arco que não passou nada longe e Pedro Gonçalves procurou surpreender com um chapéu, mas sem sucesso.

Aos 24', Luis Suárez fintou, mais uma vez, o guardião e rematou, mas agora foi o poste a negar um tento que, por esta altura, já era mais do que merecido. Num forte remate que desviou em Suárez, Pedro Gonçalves também ficou perto de marcar, mas André Ferreira, o melhor elemento do conjunto de Moreira de Cónegos, defendeu mais uma vez.

Até ao intervalo, destaque para o cruzamento de Francisco Trincão que terminou com um remate acrobático de Geovany Quenda para fora e ainda para o anti-jogo praticado em excesso pelo Moreirense FC, numa conduta pouco digna permitida pela equipa de arbitragem liderada por Hélder Carvalho.

No final da primeira parte, as estatísticas oficiais da Liga Portugal eram claras: 57%-43% em posse de bola e 13-3 em remates, ambos a favorecer o Sporting CP.

A intensidade baixou para o segundo tempo, com o Sporting CP a chegar menos vezes com perigo à baliza do Moreirense FC, que deu continuidade à sua estratégia. Assim, aos 54', Rui Borges tirou Giorgi Kochorashvili e Ricardo Mangas para colocar Hidemasa Morita e Maxi Araújo.

Pouco depois de entrar, o uruguaio esteve mesmo muito perto de facturar. Assistido pelo calcanhar de Luis Suárez, Maxi Araújo brilhou ao tirar dois adversários da frente de uma vez só e atirou com o pior pé... para fora. Lance muito perigoso.

Aos 69', foi a vez de Pedro Gonçalves, com um remate colocado, testar André Ferreira, que defendeu para canto.

O tempo começava a ficar escasso até que, a pouco mais de 15 minutos do fim, Francisco Trincão foi derrubado na área visitante e Hélder Carvalho assinalou pontapé de penálti.

Chamado a converter, Luis Suárez não desiludiu. Bola para um lado, guarda-redes para o outro e quarto golo do jogador de Leão ao peito. Alvalade explodiu com o merecido 1-0.

Fotis Ioannidis substituiu Luis Suárez aos 79' e, poucos instantes depois, o 2-0 esteve muito perto: um contra-ataque quase perfeito terminou com Hidemasa Morita a virar para Geovany Quenda e este a assistir Pedro Gonçalves, que só não marcou porque André Ferreira voltou a defender para canto.

O guardião dos minhotos continuou a somar defesas, negando os tentos de Maxi Araújo (86') e Pedro Gonçalves (87'), enquanto o resto da sua equipa apesar de estar em desvantagem, pouco ou nada fazia para tentar evitar a derrota.

Até que, aos 89', Francisco Trincão voltou a sofrer falta na área do Moreirense FC e foi, naturalmente, assinalado pontapé de penálti. Desta vez, a conversão coube a Pedro Gonçalves, que também apresentou competência e dobrou o resultado.

Com a vitória praticamente assegurada, entraram Alisson Santos e João Simões para as saídas de Francisco Trincão e Pedro Gonçalves e o extremo brasileiro mostrou-se as 90+4', assistindo para o 3-0 final: lançado pela esquerda, ofereceu o golo a Fotis Ioannidis, que fez assim o primeiro ao serviço do Sporting CP.

O marcador ficou, com o 3-0, bem mais ajustado à realidade dado o tremendo domínio exercido pelo Sporting CP.

Os Bicampeões Nacionais voltam a actuar no sábado, visitando o GD Estoril Praia às 20h30.

Sporting CP: João Virgínia [GR], Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas (Maxi Araújo, 54'), Morten Hjulmand [C], Giorgi Kochorashvili (Hidemasa Morita, 54'), Geovany Quenda, Francisco Trincão (Alisson Santos, 90+1'), Pedro Gonçalves (João Simões, 90+1') e Luis Suárez (Fotis Ioannidis, 79').