Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Susana Cova: "Há uma nova ansiedade positiva por voltar a jogar"

Por Sporting CP
11 Dez, 2020

Leoas regressam frente ao CF Benfica no sábado (11h00)

Este sábado, a equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal volta a subir ao relvado, desta vez frente ao CF Benfica, um jogo em atraso referente à quinta jornada da primeira fase da série Sul da Liga BPI.

A equipa orientada por Susana Cova já não compete oficialmente desde o triunfo por 0-3, no terreno do SL Benfica, conseguido no dia 14 de Novembro. Por isso, a treinadora das Leoas admitiu que há no plantel "uma nova ansiedade positiva por voltar a jogar".

O jogo – inicialmente agendado para o dia 18 de Novembro – não se realizou devido à falta de condições de iluminação do Complexo Desportivo de Odivelas. Agora, a partida será no estádio Francisco Lázaro e sobre o adversário Susana Cova acredita que "nada se alterou, uma vez que nenhuma das equipas jogou entretanto", referiu.

Sendo assim, a treinadora do conjunto verde e branco espera uma equipa "com jogadoras experientes não só a nível nacional, mas também internacional, tanto ao nível de selecções jovens como seniores". Além disso, Susana Cova considerou que será responsabilidade do Sporting CP tornar o jogo desconfortável para o CF Benfica.

"Vamos defrontá-las no seu campo, que é onde se sentem mais confortáveis. Será nossa responsabilidade transformar esse sentimento em desconforto. Queremos manter o nosso processo e que isso nos conduza ao sucesso que ambicionámos", disse a técnica das Leoas.

Por esta altura, a equipa feminina do Sporting CP soma por vitórias os seus seis jogos na primeira fase da prova. Em caso de novo triunfo, o conjunto de Susana Cova garante a liderança isolada da série Sul com três pontos de avanço sobre o segundo classificado. Apesar disso, a treinadora Leonina mostrou-se pragmática: "Os três pontos são sempre uma boa motivação em qualquer jogo. Neste momento e nesta fase, o objectivo primordial é passar à próxima fase, ou seja, ficar entre os primeiros quatro lugares. Se terminarmos em primeiro, maravilhoso, não pensamos nada que não seja nesse sentido. Queremos sentir uma continuidade na nossa ambição e na nossa mentalidade vencedora, a qual estamos a construir e trabalhar todos os dias da semana", apontou.

Durante a longa paragem na competição, foram várias as jogadoras Leoninas colocadas nas selecções nacionais e que, inclusivamente, tiveram contributos decisivos.
"Uma das responsabilidades da equipa técnica é fazer com que estas jogadoras evoluam e proporcionar-lhes momentos e contextos onde essa evolução se possa fazer sentir. É com muito agrado que vimos a forma como se representaram a elas e as cores da selecção nacional e, por sua vez, as do Sporting CP também", elogiou Susana Cova.

Por seu turno, Neuza Besugo também olhou para a partida frente ao CF Benfica, na qual a perspectiva é "de vitória, respeitando sempre o adversário", atirou a jogadora de 21 anos.
Sobre a paragem prolongada sem competição, a jovem Leoa, que leva três golos esta temporada, admitiu que é um período "sempre difícil", porém garantiu: "Os treinos são preparados para ter alta intensidade e aproximar-nos do ritmo dos jogos".

Por fim, relativamente à possibilidade de subir à liderança isolada da prova, Neuza Besugo desvalorizou: "Não estamos muito focadas na tabela classificativa, pensamos jogo a jogo e nos três pontos. Dependemos só de nós e isso é que interessa", rematou.