Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Vitória no dérbi para a liderança

Por Sporting CP
13 Mar, 2021

Leoas bateram SL Benfica por 0-1 no Seixal

A sétima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga BPI abriu, este sábado, com a equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal a vencer o dérbi frente ao rival SL Benfica por 0-1, no Seixal. As Leoas somam assim a sexta vitória consecutiva, ultrapassam as águias e saltam para a liderança isolada do campeonato com 16 pontos.

Com seis minutos decorridos, as Leoas já estavam na frente. A partir de um livre sobre o corredor direito, Joana Marchão cruzou em arco para o segundo poste, onde apareceu o cabeceamento certeiro de Carolina Mendes, ponta de lança verde e branca.

Daí em diante, o SL Benfica teve mais posse de bola, mas o conjunto verde e branco mostrava-se não só muito organizado no seu meio campo como capaz também de encontrar os apoios para sair rápido em direcção ao ataque. Destaque para as centrocampistas Tatiana Pinto e Fátima Pinto que, defensivamente, ocupavam os espaços na zona central e, com bola, davam sempre continuidade às transições, distribuindo rápido para os corredores laterais. Num desses momentos só um corte decisivo da defesa encarnada impediu que o cruzamento de Mariana Rosa chegasse aos pés de Carolina Mendes.

Do outro lado, os primeiros remates à baliza por parte do SL Benfica surgiriam apenas aos 36 e 44 minutos, mas ambos foram defendidos com facilidade por Inês Pereira, guarda-redes das Leoas. Num primeiro tempo com raras oportunidades de golo, mérito para a organização Leonina que, em vantagem no marcador, conseguiu impedir as poucas aproximações encarnadas e gerir o resultado até ao intervalo. Por sua vez, embora com mais posse de bola, as águias nunca foram capazes de progredir ou desmontar a estrutura do Sporting CP, cuja defesa sofreu apenas dois golos nesta fase da prova e chegou ao Seixal numa série de quatro jogos consecutivos sem sofrer golos no campeonato.

Já a história da segunda parte foi diferente. O ritmo do dérbi subiu, sucederam-se os duelos e o jogo partiu ligeiramente, o que desencadeou mais acção perto das balizas. Ainda assim, as Leoas também se mostraram superiores neste momento de maior agitação e por pouco não chegaram ao 0-2. Primeiro, aos 60 minutos, Fátima Pinto atirou ligeiramente ao lado desde fora da área e, pouco depois, Joana Marchão voltou a encontrar Carolina Mendes na área, mas o cabeceamento da avançada, desta vez, embateu no poste.

Seguras no momento defensivo, as Leoas mostravam as garras em contra-ataque, aproveitando os espaços deixados atrás por um SL Benfica que procurava o empate. Já depois dos 80 minutos, Darlene ainda testou Inês Pereira através de um livre directo, mas o 0-1 seria o resultado do dérbi.

Roubada a liderança em pleno dérbi no Seixal, Leoas e águias voltam a enfrentar-se já na quarta-feira, em Leiria, na final da Taça da Liga.

Sporting CP: Inês Pereira [GR]; Mariana Rosa, Bruna Costa, Nevena Damjanovic (C), Joana Marchão; Andreia Jacinto, Fátima Pinto, Tatiana Pinto; Ana Borges, Raquel Fernandes e Carolina Mendes (Ana Capeta 72').