Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

"O projecto está a crescer e estamos no caminho certo"

Por Sporting CP
08 Jan, 2022

​Mariana Cabral antes da recepção à UD Polvoreira este domingo (15h00)

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal estreia-se em 2022 com o duelo frente à UD Polvoreira, este domingo, referente à 2.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Antes de abordar o encontro, a treinadora Leonina Mariana Cabral fez um balanço de 2021.

“Teve coisas boas e outras menos boas, mas faz parte daquilo que é o limar do processo. Estamos constantemente à procura de coisas que temos de trabalhar a nível defensivo e ofensivo e em termos colectivos e individuais. Tivemos momentos muito bons, a equipa estava a crescer antes da paragem de Natal e vamos continuar nesse caminho. Ainda assim, há coisas que podemos melhorar e temos vindo a trabalhá-las nas últimas semanas”, afirmou à Sporting TV, comentando o facto de o Sporting CP ser o emblema nacional com mais atletas federadas.

“O facto de termos 128 jogadoras federadas é algo que começou a ser construído em 2016, mas só agora começa a ver-se esse trabalho. Começámos com duas equipas, crescemos e já temos seis. Isso significa que o projecto está a crescer e estamos no caminho certo. O objectivo é desenvolver as jogadoras individualmente para depois estarem preparadas para a equipa principal”, referiu, antes de frisar a forte presença de atletas da formação no plantel.

“Esta época temos dez jogadoras da formação na equipa principal, o que é fantástico, mas queremos ter mais. Temos tido várias jogadoras da formação a trabalhar connosco ao longo dos últimos meses e já estreámos duas da equipa B: a Vera Cid e a Bárbara Lopes. Certamente, com o trabalho que elas têm vindo a desenvolver, continuaremos a estrear mais”, assegurou.

Mariana Cabral debruçou-se depois sobre o jogo deste domingo, que vai colocar frente-a-frente as Leoas e a UD Polvoreira, equipa que milita actualmente na terceira divisão nacional.

“O adversário não tem as mesmas mais-valias do Sporting CP, o que faz com que este jogo seja uma boa oportunidade. Várias jogadoras da formação têm trabalhado connosco nos últimos meses e pode chegar agora a oportunidade para algumas delas. Vamos estar preparadas para lutar pela vitória, que é o que queremos sempre, ainda por cima numa competição tão bonita como a Taça de Portugal. Algumas jogadoras já conhecem a sensação de ganhar este troféu pois o Sporting CP já o conquistou duas vezes, mas vamos tentar fazê-lo outra vez”, disse.

Francisca Silva, defesa de 20 anos formada em Alvalade que integra o plantel da equipa principal, elogiou a aposta do Clube nas jovens promessas.

“O Sporting CP aposta muito na formação e a maior prova disso é que já somos dez jogadoras na equipa principal. Esse factor é muito aliciante pois todas sabem que podem vir a ter uma oportunidade de chegar à equipa principal se trabalharem. Só tive esta oportunidade graças ao que fiz nos últimos três anos na formação. Estou grata, mas tenho de continuar a trabalhar”, começou por dizer, antes de mostrar-se bastante satisfeita com os últimos meses de trabalho.

“Estou a ter a oportunidade de treinar com as melhores jogadoras em Portugal, tem sido um ano de adaptação e muita aprendizagem. Sinto que estou a crescer muito, o que mais quero daqui para a frente é continuar este processo evolutivo e ter mais oportunidades”, frisou.

Por fim, Francisca Silva garantiu que as Leoas estão focadas em alcançar um triunfo diante da UD Polvoreira. “Encaramos todos os jogos da mesma forma, não interessa se o adversário é de uma divisão inferior. Entramos sempre para vencer, vamos dar o nosso melhor e tentar marcar golos pois é para isso que a equipa trabalha. Queremos oferecer um jogo apelativo ao público pois vamos jogar em casa, com o apoio dos nossos adeptos, e queremos ganhar”, rematou.