Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Mariana Cabral: "Preparadas e, especialmente, muito motivadas"

Por Sporting CP
27 maio, 2022

Sporting CP e FC Famalicão na final da Taça de Portugal (sábado, 17h15)

Está ao virar da esquina a final da Taça de Portugal feminina e a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal já tem a decisão e o troféu na mira. Na véspera do encontro diante do FC Famalicão, as Leoas de Mariana Cabral realizaram, esta sexta-feira, o treino de adaptação ao relvado do Estádio Nacional, no Jamor, o mítico palco que três anos depois volta a acolher a final.

Depois da sessão, que contou com todo o plantel à disposição, a treinadora Mariana Cabral e a jogadora Ana Borges lançaram, em conferência de imprensa, o encontro que decidirá esta edição da prova-rainha. Primeiro, a técnica salientou que, embora seja um "jogo especial e diferente", a equipa está "preparada e, especialmente, muito motivada". "Este é um palco muito bonito, todas sentem isso e a possibilidade de conquistar mais um troféu esta época depois da Supertaça tem também um impacto bastante grande", começou por dizer Mariana Cabral aos jornalistas na sala de imprensa do Estádio Nacional, olhando depois para o adversário.

"Tem uma excelente equipa e será um jogo muito difícil. Estamos a falar no contexto de uma final, que tem muito que ver com a parte emocional, ou seja, com a forma como entramos no jogo e enfrentamos as adversidades. É, por isso, um jogo especial e diferente dos que já jogámos contra o FC Famalicão. Nós vamos atacar de várias formas, mas quem conseguir impor mais o seu jogo sairá vencedora", sublinhou, recordando depois algumas das suas memórias na Taça de Portugal. Enquanto jogadora venceu duas e agora estreia-se como treinadora no Jamor.

"Estou um bocadinho velha (risos). Foi o que eu lhes disse [às jogadoras] há pouco: se eu ganhei, elas são muito mais capazes de ganhar a Taça. É um sentimento muito bonito por estarmos aqui. Acho que o futebol feminino está a dar passos muito importantes, cada vez mais e se pudermos bater esse recorde seria mais um passo na direcção certa", atentou.

Por fim, a treinadora destacou a "força da equipa" como o grande segredo para a final da prova-rainha, dando o exemplo de Ana Borges, que está de regresso após um mês e meio de paragem por lesão: "O mais importante que posso ressalvar é que temos toda a gente disponível e estou muito feliz por ter aqui a Ana [Borges]. Teve muita dedicação todos os dias na Academia, sem folgas, a dar tudo para estar aqui hoje e é um exemplo para todas nós".

Ora, a capitã tomaria também a palavra de seguida, enaltecendo e apelando a presença dos Sportinguistas, mantendo o recorde de assistência num jogo oficial feminino – fixado nos 14221 espectadores – na mira. "É uma mais-valia contar com eles e se batermos o recorde melhor ainda. Queremos ganhar esta final e dar esta alegria aos nossos adeptos, por isso quantos mais melhor", referiu, projectando a decisão.

"É uma final e sabemos que muitas vezes se decidem nos detalhes. Sabemos da qualidade do adversário, não há favoritos e das duas vezes que estivemos aqui [as finais] duraram 120 minutos. Vai ser complicado, mas temos de ter essa frieza", realçou a experiente Ana Borges, antes de abordar o sentimento de voltar a pisar o Jamor: "Obviamente que há sempre aquele nervosismo inicial, mas o fundamental vai ser o colectivo. Sabemos que se houver alguma falha, estará lá outra para ajudar. Independentemente de ser uma jogadora mais nova ou mais velha, isso dentro de campo não se nota, o que é uma mais-valia na nossa formação".

Para encerrar a conferência de imprensa, a treinadora e jogadora dirigiram-se aos Sportinguistas. "Venham apoiar a equipa. Temos sentido isso ao longo de toda a época e em todos os pontos do país, por isso seguramente amanhã também será assim. Façam uma festa bonita e espero que possamos festejar no fim", disse Mariana Cabral, seguindo-se o apelo de Ana Borges: "Além do que a Mariana já disse, são eles [os adeptos] que nos dão a força e se pudermos fazer a festa com eles melhor ainda".

Esta será a terceira final da Taça de Portugal do Sporting CP, sendo que as Leoas levantaram o troféu nas duas anteriores: em 2016/2017 e 2017/2018.