Infelicidade ao cair do pano
19 Set, 2024
Eliminatória em aberto apesar da derrota (1-2) com o Real Madrid CF
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quinta-feira, por 1-2 na recepção ao Real Madrid CF na primeira mão da segunda ronda da UEFA Women's Champions League.
O resultado esteve empatado até aos instantes finais, quando as espanholas conseguiram chegar ao tento da vitória. Ainda assim, nada está decidido até à segunda mão, que se joga em Madrid na próxima quinta-feira.
Mariana Cabral apostou num 11 com várias alterações em relação ao conjunto que entrou em campo na deslocação a Famalicão, com a saída de Rita Fontemanha, Beatriz Fonseca, Fátima Pinto, Jacynta Gala, Ana Capeta e Maísa Correia para as entradas de Georgia Eaton-Collins, Brenda Pérez, Cláudia Neto, Diana Silva, Telma Encarnação e Brittany Raphino.
Cumprido um minuo de silêncio em homenagem às vítimas dos incêndios em Portugal, o duelo ibérico começou e o Sporting CP podia ter marcado logo no segundo minuto, quando Brittany Raphino roubou a bola no meio-campo e percorreu várias dezenas de metros antes de rematar ao lado quando estava na cara da guarda-redes Misa Rodríguez.
Logo a seguir, e após passe de Ana Borges, Brittany Raphino ameaçou novamente, mas a investida voltou a não acertar no alvo. Do outro lado, tanto Caroline Weir como Alba Redondo deram trabalho a Hannah Seabert, que respondeu de forma segura em ambas as ocasiões.
A guarda-redes Leonina acabou por ser menos feliz aos 11 minutos, quando cometeu um erro que resultou no golo de Athenea Del Castillo que inaugurou o marcador no Estádio Aurélio Pereira.
O tento sofrido não afectou a vontade do Sporting CP, ainda que o ritmo da partida tenha baixado. Aos poucos, contudo, as ocasiões voltaram a surgir, como o tiro de Telma Encarnação por cima ou, do outro lado, de Sandie Toletti para defesa fácil de Hannah Seabert. A guardiã verde e branca voltou a brilhar aos 38 minutos, agora perante um desvio de Filippa Angeldal.
Já durante o tempo adicional do primeiro tempo, chegou o merecido empate e graças a um pontapé de penálti conquistado por Brittany Raphino, que se antecipou a Misa Rodríguez e acabou por ser derrubada pela guarda-redes. Chamada a converter, Andreia Bravo não desiludiu e fez o 1-1 registado pelo marcador ao intervalo.
As Leoas regressaram bem do balneário e foram passando muito tempo no meio-campo ofensivo. Aos 54 minutos, Telma Encarnação fez magia num passe de calcanhar para Diana Silva, que por sua vez cruzou para Brittany Raphino com perigo, mas a defesa afastou.
De longe, Diana Silva atirou ao lado e o mesmo aconteceu com Athenea Del Castillo e Alba Redondo do outro lado. A meia-hora do fim, Mariana Cabral colocou Ana Capeta no lugar de Brittany Raphino.
Diana Silva voltou a tentar a sua sorte enquanto Sandie Toletti, do Real Madrid CF, também não teve a mira afinada. Mais tarde, Jacynta gala substituiu Diana Silva e Fátima Pinto e Maísa Correia ocuparam os postos de Andreia Bravo e Telma Encarnação.
Tudo parecia encaminhado para o 1-1 final, com o desgaste a falar mais alto, até ao sexto minuto de compensação, quando Hannah Seabert deixou a bola à mercê de Melanie Leupolz, que deu o triunfo às merengues no último ataque do desafio.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Georgia Eaton-Collins, Andrea Norheim, Alícia Correia, Andreia Bravo (Fátima Pinto, 77'), Brenda Pérez, Cláudia Neto, Diana Silva (Jacynta Gala, 71'), Telma Encarnação (Maísa Correia, 77') e Brittany Raphino (Ana Capeta, 59').