Vitória expressiva na Taça da Liga
16 Jan, 2026
Triunfo da equipa feminina do Sporting CP em casa do SF Damaiense por 1-6, com três golos em cada parte
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu esta sexta-feira o SF Damaiense, fora de portas (Estádio do Algarve), por 1-6, na 3.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
O Sporting CP passa a somar cinco pontos, correspondentes a dois empates e uma vitória, a desta sexta-feira, num jogo em que o 'rugido das Leoas' na primeira parte foi desde logo importante, com três golos marcados em 45’ – um de Britanny Raphino, aos 20’, de grande penalidade, por falta na área sobre Beatriz Fonseca, o 0-2 num autogolo após pontapé de canto marcado por Andreia Bravo, com pouco mais de meia hora de jogo e o 0-3, num grande golo de Andreia Bravo, em remate colocado na área, depois de assistência de Carolina Santiago, aos 44’.
O Sporting CP assinou exibição segura e dominadora, sem dar grandes veleidades ao SF Damaiense e por isso foi com toda a naturalidade que as Leoas marcaram três golos em 45’, a darem correspondência ao ascendente Sportinguista no marcador, com outros bons lances, como um logo aos 3’, a partir da direita com remate de Cláudia Neto, por cima da baliza e de Britanny Raphino, aos 35’, já com o resultado em 0-1, num remate da ponta-de-lança ligeiramente ao lado da baliza da equipa da casa.
Mais três golos no segundo tempo no jogo 200 de Ana Capeta
No segundo tempo, o Sporting CP continuou quase sempre instalado no meio-campo adversário, mas foi o SF Damaiense a reduzir, aos 62’ para 1-3, num grande remate de fora da área de Lícia Cruz, a surpreender a guarda-redes Leonina, Julia Wozniak.
Carla Armengol, num bom remate de pé esquerdo de fora da área, quase fez o 1-4, negado por uma grande defesa da guarda-redes da equipa da casa. A diferença de três golos no marcador seria, contudo, reposta e posteriormente aumentada.
Ana Capeta, entrada nos últimos dez minutos, marcou o 1-4, da primeira vez em que tocou na bola, em recarga a remate forte de Carla Armengol. Um momento importante para a jogadora Leonina, que esta sexta-feira completou 200 presenças ao serviço do Clube.
O Sporting CP ‘espreitou’ o 1-5, a guarda-redes da equipa da casa, Mariana Fernandes, ainda evitou uma oportunidade, mas o quinto golo surgiu mesmo por Flor Bonsegundo em cima dos 90’, com as Leoas a marcarem, ainda, o sexto golo, quase a seguir, num vistoso chapéu de Carla Armengol, já em tempo de compensações.
Triunfo justo e de nota alta do Sporting CP (1-6), que passa a somar oito golos marcados e três sofridos no grupo B da Taça da Liga, um registo no goal-average que também pode ser importante nas contas finais do apuramento.
Sporting CP: Julia Wozniak [GR], Jeneva Gray, Érica Cancelinha, Carolina Santiago (Ana Capeta, 81’), Daniela Arques (Flor Bonsegundo, 66’), Beatriz Fonseca, Cláudia Neto [C] (Carla Armengol, 66’), Britanny Raphino (Samara Lino, 66’), Mackenzie Cherry, Andreia Bravo (Matiilde Nave, 66’), Ashley Barron