Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Dia do Treinador na Academia Sporting

Por Sporting CP
24 Jun, 2021

Balanço da época e preparação para 2021/2022

A Academia Sporting, em Alcochete, acolheu durante a manhã desta quinta-feira o Dia do Treinador, um encontro entre os vários elementos das equipas técnicas Leoninas com o objectivo de, primeiro, fazer um balanço de 2020/2021 ao nível da formação e, de seguida, lançar as bases para a temporada que se avizinha.

"É um momento importante para estarmos juntos e debater numa comunhão de treinadores onde se discute o comportamento, os valores e a atitude, dentro daquilo que acreditamos que é o Sporting CP", começou por dizer Tomaz Morais, director desportivo do futebol de formação, aos meios de comunicação do Clube, acrescentando: "os treinadores são a alma daquilo que é a formação no Clube e são eles quem mais inspira e transforma os jogadores".

Depois de Frederico Varandas, presidente do Clube Leonino, ter discursado para inaugurar a sessão, Carlos Fernandes, treinador-adjunto na equipa principal dos Leões, também deu o seu contributo, através de videochamada, elogiando o trabalho desenvolvido na Academia.

Sobre a temporada 2020/2021, que viu os Leões serem campeões nacionais com 11 jovens formados na Academia e que agora se encerra também para os escalões de formação depois do período possível de retoma competitiva, Tomaz Morais fez um balanço "extremamente positivo".

"Foi uma época extraordinária a todos os níveis. No futebol de formação trabalhamos para que a equipa A seja bem servida com jogadores altamente formados. Sinto as pessoas mais envolvidas no propósito e no projecto do Sporting CP e, acima de tudo, muito felizes e conscientes da sua responsabilidade na formação", projectando para o futuro um Sporting CP "mais desafiante, ainda mais competitivo e a acreditar naquilo que é a sua essência: um clube diferenciado, formador e com valores", sublinhou.

Depois de João Couto, director técnico do futebol de formação, ter apresentado no auditório da Academia o modelo de jogo adoptado e as linhas orientadoras para 2021/2022, Tomaz Morais perspectivou alguns desafios para a próxima época.

"São jogadores que terão poucas férias, porque decidimos fazer esta retoma na competição. Nós preocupamo-nos em dar muito tempo de jogo a todos os jogadores, daí termos inscrito várias equipas de forma a  minimizar o impacto da pandemia", referiu o director desportivo do futebol de formação, antes de reforçar: "Não podemos deixar que a intenção competitiva possa destruir o nosso modelo, esse é o nosso primeiro cuidado, porque se o Sporting CP acreditar neste processo será mais ganhador. As nossas decisões são tomadas para formar".

No que toca a futebol de formação, 2021/2022 trará uma novidade competitiva: a Youth League, que voltará a contar com a presença dos Leões e cujo projecto verde e branco foi apresentado esta quinta-feira.

"Temos um projecto que vai reunir treinadores dos vários escalões e jogadores de diferentes equipas do Sporting CP. No fundo, é um modelo de transição com jogadores em quem acreditamos e a Youth League será claramente um teste a esse modelo", atentou, continuando. "Queremos ser competitivos, é uma competição internacional muito forte, mas queremos sê-lo dentro dos nossos valores: dando oportunidade de jogo para que o jogador possa crescer e potenciá-lo nessa competição".

As expectativas são grandes e a vontade de começar a época também garantiu, por fim, Tomaz Morais. "Estamos todos muito motivados, com pouca vontade de férias, sinceramente, porque queremos que chegue a próxima época para ter todos estes jogos e ver os nossos jovens a fazer aquilo que mais gostam: jogar e competir pelo Sporting CP, honrando a camisola".

Para encerrar o Dia do Treinador com uma acção de convívio, antes do almoço deu-se lugar a um torneio de futebol no campo n.º 5 da Academia para os vários técnicos presentes. Curiosamente, a organização do torneio ficou ao encargo de Chico Lamba, jogador de 18 anos da equipa B Leonina, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP) - projecto final necessário para a conclusão do 12.º ano no curso técnico de apoio à gestão desportiva na Escola Secundária de Alcochete.