Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Bilhete assegurado para os oitavos-de-final

Por Sporting CP
01 Nov, 2022

​Triunfo sobre o Eintracht Frankfurt garante liderança no grupo D da UEFA Youth League (1-0)

O Sporting Clube de Portugal garantiu uma vaga nos oitavos-de-final da UEFA Youth League, esta terça-feira, ao bater os alemães do Eintracht Frankfurt por 1-0 no Estádio Aurélio Pereira, na sexta e última jornada do grupo D. Os Leões terão agora de esperar pelo sorteio que definirá o adversário a defrontar na próxima fase, disputada a uma mão a 28 de Fevereiro ou 1 de Março.

O técnico Filipe Çelikkaya apostou no mesmo onze inicial que foi a Inglaterra bater o Tottenham Hotspur FC (1-2), há menos de uma semana, e viu a sua equipa entrar com o pé direito na partida. Logo aos dez minutos, Marco Cruz roubou a bola junto ao meio-campo, conduziu o contra-ataque até ao vértice da área e cruzou, com a bola a sobrar para Diogo Cabral que, de primeira, disparou colocado e rasteiro para o 1-0. Foi a estreia a marcar na prova para o extremo.

Apesar da pressão alta exercida pelos visitantes, para tentar dificultar a saída do Sporting CP, os Leões nunca se deixaram intimidar e encontraram soluções devido a uma posse de bola assertiva e criteriosa, que muitas vezes lhes permitiu sair em contra-ataque. Ainda assim, e apesar de a turma da casa ter tido mais chegada à baliza contrária, os minutos seguintes não trouxeram ocasiões e revelaram equilíbrio entre as formações, que se tinham anulado na Alemanha (1-1).

À meia-hora de jogo, o Sporting CP já tinha assumido em definitivo as rédeas do encontro, demonstrando um claro ascendente, e ameaçou por duas vezes o 2-0 de forma praticamente consecutiva. Primeiro, Rodrigo Ribeiro surgiu isolado na área, mas o guarda-redes impediu o golo através de uma grande defesa com a perna. Depois, foi Afonso Moreira a ter tudo para facturar, na sequência de um cruzamento para a área, mas o cabeceamento não lhe saiu bem.

No reatamento, a toada manteve-se, com o Sporting CP a demonstrar querer dilatar a diferença desde cedo. Após Samuel Justo ter tirado as medidas à baliza, Diogo Cabral ficou muito perto de uma verdadeira obra de arte com um remate do meio da rua, mas o esférico acertou com estrondo na barra. Logo depois, os alemães ainda marcaram o golo da igualdade, na primeira e única oportunidade que tiveram na segunda parte, mas o golo foi anulado por posição irregular.

Mesmo sem acelerar muito, os Leões mantiveram sempre o controlo da partida e continuaram em busca do segundo da tarde. Afonso Moreira ainda obrigou o guardião adversário a aplicar-se, com um remate de longa-distância, seguido de nova tentativa por intermédio de Samuel Justo. O médio verde e branco surgiu na cara do guarda-redes, após uma bela desmarcação de Renato Veiga, mas o remate acertou, mais uma vez, no ferro, adiando um golo já bem merecido.

Apenas cinco minutos depois, a história voltou a repetir-se. Na sequência de um grande trabalho de Rodrigo Ribeiro, que sentou um adversário já dentro da área, o recém-entrado Pedro Sanca recebeu em excelente posição e atirou com selo de golo, mas a bola acertou na barra… pela terceira vez. Também aqui, a falta de eficácia (com algum azar à mistura) teimou em ‘roubar’ o 2-0 aos Leões, que dominavam a seu bel-prazer perante um adversário com muitas dificuldades.

Até final, Pedro Sanca ainda voltou a ameaçar com um remate de fora da área e David Monteiro também ficou muito perto de colocar o nome na lista de marcadores, sendo que a última oportunidade pertenceu a Amadu Baldé, recém-entrado e a realizar a estreia na competição, que obrigou o guarda-redes alemão a uma defesa apertada no último lance digno de registo.

Os Leões terminam a fase de grupos na liderança isolada com 14 pontos, sendo detentores do melhor ataque do grupo D (13 remates certeiros) e da defesa menos batida da competição (três golos consentidos). O adversário nos oitavos-de-final será agora conhecido através de sorteio.

Sporting CP: Diego Calai [GR], David Monteiro, Gilberto Batista, João Muniz, Diogo Travassos, Renato Veiga [C], Diogo Cabral (Rafael Nel, 87’), Marco Cruz (Manuel Mendonça, 58’), Rodrigo Ribeiro (Amadu Baldé, 87’), Samuel Justo e Afonso Moreira (Pedro Sanca, 74’).