Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Filipe Çelikkaya: "São duas grandes Academias com tradição na formação"

Por Sporting CP
28 Fev, 2023

Sporting CP recebe AFC Ajax na UEFA Youth League (quarta-feira, 12h00)

Os jovens Leões estão de regresso ao palco europeu. A equipa do Sporting Clube de Portugal vai defrontar, esta quarta-feira, os neerlandeses do AFC Ajax nos oitavos-de-final da UEFA Youth League. A partida, que terá o Estádio Aurélio Pereira como palco, terá também transmissão na Sporting TV.

Com quatro vitórias e dois empates, a formação verde e branca - composta por vários jogadores de escalões diferentes – terminou o grupo D no primeiro lugar e ainda como o conjunto menos batido de toda a fase de grupos. Agora, já na fase a eliminar, o sorteio ditou um enfrentamento entre “duas grandes Academias”, sublinhou Filipe Çelikkaya, treinador responsável pelos jovens Leões na UEFA Youth League.

"São duas grandes Academias com tradição na formação e que incentivam bastante os jovens a trabalharem no seu processo de formação até se estrearem na equipa A", começou por destacar aos jornalistas presentes na antevisão ao encontro.

De seguida, analisando o adversário desta quarta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, Filipe Çelikkaya encontra várias parecenças entre os dois emblemas também na forma de jogar.

"[O AFC Ajax] É uma equipa tecnicamente muito evoluída, que gosta de ter a bola e nós também. Portanto, acho que vai haver uma luta incessante pela bola e quem a tiver vai estar mais perto de ganhar. Nós não vamos alterar nada e sabemos que do outro lado está uma boa equipa que também terá de contrariar aquilo que nós fazemos muito bem", projectou, acrescentando: "Vai ser um excelente jogo, aberto, com dinâmicas diferentes, mas que calhe para o Sporting CP a vitória e que fique aqui em nossa casa".

O técnico enalteceu ainda que, para lá do jogo, Sporting CP e AFC Ajax são duas equipas que “têm uma dinâmica muito forte de colocar jogadores na equipa A”, lembrando os vários estudos recentes apresentados pelo Observatório do Futebol, que colocam o Sporting CP como o clube com mais jogadores nas cinco principais ligas europeias.

“Acho que isso é que é determinante de destacar, até porque estamos a projectar jogadores jovens para o alto rendimento. O que nós queremos, fundamentalmente, é que estes jovens continuem a ter espaços de evolução muito bons, como é o caso da UEFA Youth League, e queremos dar-lhe continuidade. Portanto, para isso, temos de ganhar na quarta-feira", apontou Filipe Çelikkaya, antes de referir que é também “com muita motivação” que os seus jogadores encaram esta competição.

"Todos querem jogar estes grandes jogos europeus, ainda para mais com grandes equipas, portanto a mudança de chip acho que é natural", disse, atentando ainda que "enquanto esta é a quinta participação do Sporting CP na UEFA Youth League, o AFC Ajax já tem dez presenças”.

Além disso, este será já um reencontro entre Leões e neerlandeses, uma vez que se enfrentaram na fase de grupos da passada edição e com saldo positivo para o Sporting CP: um empate em Alcochete (1-1) e uma vitória em Amesterdão (2-3). No entanto, para Çelikkaya o mais importante a retirar desses jogos é que “já quatro desses jogadores foram estreados na equipa A, como foi o caso do Rodrigo [Ribeiro], do [Youssef] Chermiti, o Chico Lamba, do próprio Mateus Fernandes”, enumerou, continuando a enaltecer, acima de tudo, o processo de formação como prioridade máxima.

“Isso é que nós temos de valorizar em detrimento de só a vitória, a derrota ou o empate. Temos de valorizar isto e estes momentos, que são espaços para os jogadores terem um stress e uma ansiedade funcional que lhes permita desenvolver trabalho perante estas condições. Acho que isto é fantástico e saber regular isso é muito bom para o seu desenvolvimento", considerou, continuando.

"O mais importante é termos capacidade, em todas as gerações, de identificar jogadores que possam actuar no alto rendimento e aí serem vencedores. É isso que nos interessa. Chegarem a contexto sénior e serem campeões nacionais, ganharem títulos. Nós estamos a prepará-los da melhor maneira para isso e essa é feita aqui, diariamente, com todos os técnicos, departamentos e com toda a estrutura", reforçou.

Por fim, referindo também que o factor casa “possa ajudar”, o treinador dos jovens Leões quer que a sua equipa demonstre “qualidade no contexto europeu”.

“Temos de fazer o nosso trabalho e estar tranquilos. O caminho do Sporting CP é a junção de jogadores de várias equipas para representar este grande clube e isso é que é determinante. Depois, claro, se trabalharmos muito bem durante o jogo, se fizermos aquilo que está estabelecido, formos superiores ao AFC Ajax e vencermos, fantástico para nós, porque queremos dar continuidade a este espaço competitivo. Queremos fazer o melhor possível [na UEFA Youth League]", sentenciou.

Por sua vez, Samuel Justo, médio Leonino de 18 anos, também perspectivou o encontro e realçou que “estão muito confiantes” para o regresso ao palco europeu, agora para os ‘oitavos’.

"Fizemos uma excelente fase de grupos e temos treinado muito bem. Queremos ser melhores a cada jogo, vamos tentar mostrá-lo já neste e a nossa confiança está no máximo. Vamos dar tudo e tentar vencer o jogo", traçou, debruçando-se, de seguida, sobre os pontos fortes do AFC Ajax.

"Já os analisamos e sabemos que é uma equipa que gosta de ter a bola, são muito bons com ela e têm jogadores tecnicamente muito evoluídos, por isso são um pouco parecidos connosco. Vamos fazer tudo para contrariar o jogo deles. Sabemos que é uma equipa forte, já a defrontámos na época passada e conseguimos ganhar-lhes um jogo e empatar o outro", recordou o centrocampista, que também jogou na partida nos Países Baixos.

Embora espere um jogo “muito disputado”, Samuel Justo apontou ainda que “jogar bem e ganhar” são os objectivos Leoninos para esta quarta-feira. "Na UEFA Youth League os jogos são sempre assim. Somos duas equipas muito fortes, duas Academias com bastante História e duas equipas que gostam de jogar e de ganhar. Temos ambas esse hábito e não tenho dúvidas de que será um jogo disputado, mas espero, claro, que no fim levemos nós a vitória", salientou, antes de reforçar a boa relação e o conhecimento existente entre os vários jovens jogadores do Sporting CP, embora pertençam, de forma sempre flexível, a escalões e equipas diferentes.

"Damo-nos e conhecemo-nos todos muito bem. Somos de três equipas diferentes, mas acaba por dar ao mesmo porque representamos todos o Sporting CP. Treinamos muitas vezes juntos, não fazemos parte de equipas completamente separadas e agora, nesta competição, todos juntos vamos trabalhar para - cada um com as suas características - tirar o melhor de nós", concluiu o jovem médio.