João Gião: "Vitória assenta-nos bem"
22 Out, 2025
Técnico reagiu ao triunfo frente ao Olympique de Marseille
O treinador da equipa do Sporting Clube de Portugal, João Gião, destacou a exibição e a atitude colectiva dos jovens Leões na vitória frente ao Olympique de Marseille. O técnico sublinhou a qualidade da primeira parte e a maturidade demonstrada pela equipa após o empate francês no recomeço do encontro.
“Fizemos uma primeira parte muito bem conseguida, a melhor que tivemos nesta competição e também frente ao melhor adversário que encontrámos até agora, indiscutivelmente. O Olympique de Marseille é uma equipa muito forte e muito física, mas estivemos muito bem: ligámos o jogo, chegámos com muita gente à frente e criámos inúmeras oportunidades, não claras, claríssimas. Pecámos apenas por escasso no resultado ao intervalo, porque podíamos estar a ganhar por dois ou três”, começou por referir João Gião, em declarações à Sporting TV.
O treinador Leonino explicou que o início da segunda parte obrigou a equipa a mostrar outra face, mais resistente e solidária, algo que o deixou particularmente satisfeito pela evolução em relação ao arranque da competição.
“Na segunda parte o adversário entra com um golo, mas aquilo que me deixa agradado hoje, sobretudo, é termos sabido gerir isso como equipa. O que me tinha desagradado na primeira jornada foi hoje totalmente o oposto. Quando tivemos de sofrer, unimo-nos. O adversário foi melhor do que nós nos primeiros 25 minutos do segundo tempo, mas nós nunca nos desunimos nem concedemos oportunidades. Depois mexemos, e os jogadores que entraram trouxeram energia. Acreditar até ao fim foi a chave para conseguirmos uma vitória que nos assenta muito bem”, afirmou.
João Gião destacou ainda o ADN ofensivo e dominador que quer ver consolidado nesta geração, sem deixar de reconhecer as dificuldades inerentes ao contexto competitivo da Youth League.
“A nossa ideia passa muito por aí: uma equipa grande não pode ficar na expectativa, não pode deixar o adversário respirar. Esse é o nosso ADN e conseguimos aplicá-lo muito bem na primeira parte. Caímos um pouco na segunda e aí temos de melhorar. Mas é sempre difícil manter essa consistência quando não treinamos todos os dias juntos. Ainda assim, a equipa acreditou sempre, e isso são valores Sporting que eles nunca podem perder”, sublinhou.
O técnico terminou com uma palavra especial para os estreantes, com destaque para Paulo Simão, autor do golo da vitória.
“O Ivanildo [Mendes] estreou-se no onze, o [Manuel] Kissanga e o Paulo Simão fizeram o primeiro jogo na competição e este último entrou muito bem, com uma crença enorme, como todos os outros. Fez a diferença e estou muito contente por ele”, concluiu João Gião.
Também Salvador Blopa, um dos protagonistas da partida, destacou o bom início de jogo e a capacidade de resposta da equipa até final.
“Acho que entrámos bem, marcámos cedo, aos dez minutos, e isso deu-nos confiança ao longo do jogo. Podíamos ter feito mais golos, sim, mas estivemos fortes e intensos na primeira parte, a tentar reproduzir em campo o que trabalhámos durante a semana”, começou por referir o ala. O jovem Leão reconheceu depois o crescimento do adversário na segunda metade, mas realçou a forma como o grupo reagiu.
“Entrámos um pouco 'a dormir' na segunda parte e o adversário cresceu. Sabíamos que era uma equipa fisicamente muito forte e com bons jogadores individualmente. Sofremos um golo logo no início, mas sabíamos que não podíamos desistir e conseguimos marcar o segundo já perto do fim”, resumiu.
Por fim, Salvador Blopa sublinhou o espírito de evolução constante que marca a caminhada verde e branca na UEFA Youth League.
“O nosso objectivo é sempre fazer melhor do que na última edição. Queremos ir mais longe, aprender a cada jogo e continuar a evoluir”, rematou.