Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva, Sérgio Martins

Magusto celebrado pelo futebol de formação

Por Sporting CP
11 Nov, 2025

Iniciativa decorreu no Pólo SCP Lisboa e na Academia Cristiano Ronaldo

Como manda a tradição, o futebol de formação do Sporting Clube de Portugal voltou a celebrar, entre segunda e terça-feira, o magusto.

Na véspera do Dia de São Martinho, o Pólo SCP Lisboa foi o palco da primeira parte do magusto. No final do treino, os Leões e Leoas mais novos receberam castanhas das mãos de Érica Cancelinha (equipa principal feminina), Rafael Nel (equipa B), Chris Grombahi e Konstantin Nikitenko (equipa sub-23).

No total, todos os escalões do futebol de formação participaram no magusto Leonino.

Em declarações à Sporting TV, Rafael Nel garantiu que se trata de "um momento sempre divertido", destacando "a alegria" dos jovens futebolistas.

"É a minha primeira vez [no Magusto do Sporting CP no Pólo SCP Lisboa] e estou a gostar. Os miúdos vêm todos contentes, é divertido", referiu.

O avançado de 20 anos revelou ainda as dúvidas que os mais novos querem tirar: "Perguntam-me como é estar nos palcos em que estou e tento passar a minha experiência. Digo para continuarem a trabalhar, para se focarem ao máximo no que gostam, para serem humildes e ajudarem os colegas".

Por fim, Rafael Nel explicou que "estes convívios dão sempre coisas" que não se conseguem ganhar "dentro de campo". "Fortalece o grupo e é bom para toda a gente", concluiu.

Para Érica Cancelinha, de 18 anos, "voltar ao Pólo SCP Lisboa é um sentimento muito bom". "Tenho boas memórias daqui, faz-me sentir bem", disse a atleta que passou pela formação verde e branca.

Sobre o magusto, Érica Cancelinha descreveu a iniciativa como "uma acção muito importante". "Quando fazia parte da formação, eram momentos muito felizes para nós podermos estar perto destes atletas", afirmou.

Érica Cancelinha deixou ainda um conselho às mais jovens: "Que sigam os seus sonhos e trabalhem muito todos os dias para, um dia, chegarem onde querem".

Laura Leão, das sub-12, admitiu adorar o magusto. "É uma experiência incrível. Gosto muito de conhecer novos jogadores e jogadoras para me inspirar nelas. O meu sonho é ser jogadora de futebol profissional", revelou.

A futebolista de 11 anos elogiou ainda as companheiras de equipa e de Clube: "As minhas colegas são craques dentro e fora do campo. São muito divertidas e gosto de partilhar momentos com elas".

Valentim Chão, igualmente de 11 anos e jogador do Sporting CP que trabalha no Pólo SCP Lisboa, concorda com a colega.

"Gosto muito de estar aqui, divirto-me muito. Os jogadores que estão aqui são referências e, um dia, quero estar a jogar com eles. (...) Este convívio é muito importante para criar novas relações com os meus colegas", frisou.

Já esta terça-feira foi a vez das equipas da Academia Cristiano Ronaldo terem a mesma experiência. Sérgio Saraiva, treinador do conjunto sub-16, não tem dúvidas de que momentos deste género são "bastante importantes".

"É mais uma coisa em que o Sporting CP se diferencia porque promove este magusto para que todos os que cá trabalham possam confraternizar acompanhados por umas boas castanhas. É um momento de lazer e conversa com outros departamentos", afirmou.

O técnico explicou que "cada equipa técnica está muito focada no seu trabalho", nem sempre tendo "a oportunidade de falar porque as coisas acontecem com muita intensidade", o que só reforça a relevância de tardes como esta.

André Tomé, dos sub-14, é residente e tem, de acordo com as palavras do próprio, "uma rotina diária", pelo que o magusto "é bom para fugir um pouco a isso". "Já estou aqui há dois anos e já tinha vindo antes ao magusto e gostado. (...) Acho que todos estão a gostar. Alguns não gostam de castanhas, mas há outras opções. (...) Estes momentos são bons para não estarmos sempre focados no futebol", finalizou o guarda-redes de 13 anos.