Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Central goleador resgatou empate e a invencibilidade europeia dos Leões

Por Sporting CP
09 Dez, 2025

‘Bis’ tardio de Lucas Taibo arrancou um 3-3 no FC Bayern Campus

Em Munique, a acção europeia do dia começou a escassos quilómetros do Allianz Arena. No FC Bayern Campus, a formação do Sporting CP fechou a fase de liga da UEFA Youth League com um empate por 3-3 diante do FC Bayern München, esta terça-feira, no jogo da sexta e última jornada.

Apesar das entradas em falso nas duas partes, que deixaram o Sporting CP a perder primeiro por 2-0 e, já na segunda, por 3-1, crença nunca faltou. Os jovens Leões de João Gião foram abnegados até ao fim e foi no fim que arrecadaram o prémio merecido. Lucas Taibo, que já tinha feito o 3-2 aos 79’, ficou-se pelo ataque e, já em período de descontos (90+6’), resgatou o empate que mantém o Sporting CP (12 pontos) como uma das quatro equipas ainda invictas na prova.

À entrada para o duelo, as duas formações já tinham os seus diferentes destinos selados previamente, o Sporting CP com vaga garantida nos 16-avos-de-final e o FC Bayern München já eliminado, mas este resultado acabou por determinar que o próximo obstáculo verde e branco – ainda a sortear - virá do caminho de campeões, uma vez que é certo matematicamente que os Leões terminarão algures entre o sétimo e o 16.º lugares, independentemente dos resultados ainda em falta.

Para este duelo, o técnico João Gião não contou com alguns jovens promovidos à equipa A e fez duas alterações no ‘onze’ que superou o Club Brugge KV (2-1) na ronda anterior: Atanásio Cunha e Rafael Camacho foram titulares nos lugares que tinham sido de Eduardo Felicíssimo e Zaïd Bafdili. E o arranque da partida dificilmente podia ter sido mais complicado para os jovens Leões, que aos sete minutos sofreram o golo inaugural – de penálti – e à passagem do quarto de hora viram a desvantagem aumentar para 2-0. Yil Gashi converteu o castigo máximo com êxito e, depois, Maycon Cardozo apareceu para a recarga que concluiu um lance de insistência alemã na área.

Apesar do duro golpe duplo, o Sporting CP conseguiu recompor-se e responder com prontidão. Depois de Ivanildo Mendes, de fora da área, ter ensaiado um primeiro remate que saiu desenquadrado, Gabriel Silva ficou bem mais perto de marcar, não tivesse o poste desviado a sua emenda a cruzamento rasteiro de Duarte Tomás.

Não foi aqui, mas foi logo no lance seguinte que os jovens Leões reduziram a diferença no marcador e com os mesmos protagonistas envolvidos. Fruto de uma recuperação a meio-campo, o extremo Duarte Tomás isolou Gabriel Silva e o avançado não desperdiçou a chance de fazer o 2-1 – e o seu primeiro golo nesta edição da prova europeia.

Desde então, o Sporting CP cresceu na partida, que ficou cada vez mais dividida, e o empate até chegou a estar à vista ainda no primeiro tempo, mas Duarte Tomás, solto ao segundo poste, não conseguiu dar a melhor direcção ao remate. A primeira parte, ainda assim, acabou mais afastada das balizas, com muita luta a meio-campo e o 2-1 prevaleceu.

Já no segundo tempo, o Sporting CP – já com o médio Zaïd Bafdili no lugar de Rafael Camacho - foi traído por uma nova entrada em falso. Numa questão de escassos segundos, o FC Bayern München – outra vez mais ameaçador - foi do pontapé de reinício a meio-campo para o 3-1, assinado por Bohdan Olychenko, de cabeça, após defesa apertada de Miguel Gouveia.

A partir do banco, João Gião tentou dar nova energia à formação verde e branca com as entradas de Sérgio Siza, Denilson Santos e Sandro Ferreira – o lateral Daniel Costa saiu queixoso – mas a seguir ao golo foram muitas as dificuldades para contrariar o controlo germânico.

Apesar de tudo, os jovens Leões não se deram por vencidos, continuaram a alimentar a sua crença e, graças a uma bola parada, conseguiram voltar a relançar o encontro já à entrada para os derradeiros dez minutos. Gabriel Silva bateu o canto com precisão e o capitão Lucas Taibo, sem oposição, elevou-se para fazer o 3-2 de cabeça - o central acabaria a partida como mais um avançado e esta decisão revelou-se vital.

Vital foi, também, o guardião Miguel Gouveia, que com três defesas absolutamente determinantes acabou por conter, de seguida, um novo ascendente do FC Bayern München e segurou o Sporting CP para a decisiva recta final do encontro.

Taibo, que ainda desperdiçou um lance de superioridade numérica após roubo de bola em zona alta de Sandro Ferreira, seria o herói verde e branco. Num dos lances finais do jogo, um cruzamento a partir da esquerda encontrou o remate de Gabriel Silva na área, Leonard Ruland ainda sacudiu a tentativa, só que o central galego estava lá, pronto, para a recarga final. Um emocionante final que sorriu aos jovens Leões, ainda sem derrotas na Europa.

Terminada a fase de liga, na próxima sexta-feira o sorteio vai decidir qual das equipas do caminho de campeões será visitada pelo Sporting CP numa eliminatória a jogo único nos 16-avos-de-final, reservada para o início de Fevereiro de 2026.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Denilson Santos, 55’), Atanásio Cunha, Lucas Taibo [C], Rafael Mota, Rafael Camacho (Zaïd Bafdili, 46’), Ivanildo Mendes (Sandro Ferreira, 67’), Paulo Simão, Manuel Kissanga (Miguel Almeida, 84’), Duarte Tomás (Sérgio Siza, 55’), Gabriel Silva