Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Triunfo categórico no Seixal

Por Sporting CP
05 Jun, 2022

​Sub-15 vencem dérbi frente ao SL Benfica e reforçam liderança

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi ao Seixal vencer o SL Benfica por 1-3, este domingo, em jogo da sexta jornada da fase de apuramento de campeão. Os Leões reforçaram assim a liderança isolada da tabela e passam a somar 16 pontos, mais quatro do que o Vitória SC, que é segundo, e seis do que o FC Porto, que é terceiro, a quatro rondas do final.

No quinto dérbi da temporada, e depois do triunfo (4-1) Leonino na primeira volta, foi o Sporting CP a entrar melhor e a inaugurar o marcador logo aos seis minutos. Após receber um passe longo de Rafael Mota, Gabriel Silva ficou cara-a-cara com o último defesa, tirou-o da frente com um nó cego e atirou rasteiro para o 0-1, assinando assim o 41.º golo da conta pessoal em 2021/2022.

Embalada pela vantagem, a turma de Bernardo Bruschy assumiu o controlo e foi sempre mais perigosa, muitas vezes através dos corredores laterais. Geovany Quenda destacou-se neste capítulo, tendo criado duas excelentes ocasiões consecutivas. Na primeira, pela direita, obrigou o guarda-redes das águias a uma grande defesa, e na segunda, pela esquerda, acertou no poste.

À medida que o cronómetro avançava, as diferenças entre as equipas tornavam-se cada vez mais óbvias, com o Sporting CP a revelar muita maturidade na gestão dos tempos de jogo e também a atacar. Prova disso foi a grande jogada individual de Geovany Quenda (mais uma), em que o jogador apareceu em boa posição para fazer golo, mas o remate esbarrou novamente no ferro.

Quase em cima do minuto 40, o guardião Leonino Miguel Gouveia fez a primeira defesa em todo o duelo, na resposta a um livre directo à entrada da área, dado que espelha bem o domínio do Sporting CP e a incapacidade benfiquista em chegar ao último terço. Ao intervalo, a vantagem de 0-1 pecava por escassa, tendo em conta aquilo a que se assistira dentro das quatro linhas.

A precisar de marcar para reentrar na discussão, o SL Benfica deu mostras de querer responder no regresso, mas mesmo assim foi o Sporting CP que voltou a dar sinal mais. O capitão João Simões ainda ficou perto do golo com um tiro rasteiro e cruzado, que passou ligeiramente ao lado, mas aos 53 minutos as águias empataram 1-1 num lance precedido de falta não assinalada.

A igualdade para os homens da casa chegou contra a corrente de jogo, e prova disso mesmo foi que o Sporting CP voltou a adiantar-se apenas cinco minuto depois. Na pequena área, Winilson Santos viu o cruzamento passar por cima do guarda-redes, que ficou fora do lance, e teve apenas de encostar de cabeça para o fundo das redes, apontando a 16.ª finalização na presente época.

Já na recta final do encontro, Gabriel Silva voltou a inventar uma jogada deliciosa e ficou muito perto de fazer o ‘bis’. Depois de ser lançado na profundidade, o avançado trabalhou muito bem sobre o último defesa, arredando-o da jogada com mais um nó cego, e atirou rasteiro junto ao poste, só que desta vez o guarda-redes do SL Benfica respondeu com uma parada com a perna.

Do outro lado, as águias limitaram-se a tentar a sorte com um par de remates de longa distância, que nunca incomodaram realmente Miguel Gouveia, e ainda viram o Sporting CP chegar com justiça ao 1-3. Já no sexto minuto de compensação, quando o resultado parecia fechado, o recém-entrado Rafael Melo aproveitou a última jogada do encontro para fechar a contagem.   

Os Leões, detentores do melhor ataque desta fase com 27 finalizações, e da defesa menos batida com cinco golos sofridos, voltam a jogar no sábado, 11 de Junho, com a AA Coimbra.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rodrigo Cabrito, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Denilson Santos, Eduardo Felicíssimo, Winilson Santos (Daniel Costa, 80+3’), Rafael Camacho, Gabriel Silva (Rafael Melo, 78’), João Simões [C] (João Rodrigues, 70’) e Geovany Quenda.