Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

O querer não foi sinónimo de poder

Por Sporting CP
09 Set, 2023

UD Leiria castigou iniciados no contra-ataque (3-5)

A equipa de futebol de sub-15 do Sporting Clube de Portugal perdeu por 3-5 frente à União Desportiva de Leiria, em jogo da 13.ª jornada, invertido na ordem de calendário, do Campeonato Nacional do escalão, no segundo encontro dos jovens Leões no campeonato. Um desaire pesado para os sub-15 Leoninos, que tiveram sempre mais iniciativa de jogo, mas que sofreram com o terrível contra-ataque dos visitantes, materializado em cinco golos, dois dos quais no curto espaço de dois minutos - já em tempo de compensação antes do intervalo e um último, já nos descontos dos segundos 40 minutos.

 Antes do apito inicial, foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas do terramoto que assolou Marrocos. Começou muito bem o Sporting CP, com um golo aos 5 minutos, apontado pelo ponta-de-lança, José Lino, numa recarga a um remate de Vítor Conceição, inaugurando o marcador.

Logo aos 15 minutos, a UD Leiria empatou, na transformação de uma grande penalidade por Rodrigo Robalo, pese o esforço de Afonso Redondo, que ainda tocou na bola.

O Sporting CP voltou à carga, esteve muito tempo instalado no meio-campo da equipa adversária e, aos 35 minutos, um pontapé de Francisco Simões acabou em defesa do guarda-redes leiriense. No entanto, sem sinal de perigo anterior - à excepção de um cruzamento para a área, sem desvio - a UD. Leiria colocou-se em vantagem, por Pedro Vieira, que se elevou mais alto do que toda a gente e sobre o intervalo, fez o 1-2, na sequência de um livre lateral. E em dois minutos, Francisco Manaças ainda fez o 1-3, depois de se isolar na cara de Afonso Redondo, ainda dentro da etapa inicial.

Ao intervalo, o aproveitamento dos contra-ataques por parte da UD Leiria marcava a diferença, uma vez que a equipa Leonina não estava a conseguir tirar partido da maior iniciativa, mas sobretudo da maior posse de bola em relação ao adversário: 61-39%.

O Sporting CP voltou a entrar forte na segunda parte e atirou uma bola à trave, porém na resposta, Francisco Manaça bisou, com alguma sorte à mistura, num ressalto que sobrou para o avançado da equipa leiriense quando estavam decorridos 48 minutos.

 A tarefa do Sporting CP de recuperar no marcador ficava mais difícil, mas atenuou, quando aos 50 minutos e em remate à entrada da área, Leonardo Varela atirou colocado e reduziu para 2-4. Renascia a esperança Leonina na recuperação, que poderia ter ganho contornos ainda mais claros, com um remate de José Garrafa ao lado, quando faltavam cerca de 10 minutos para o final – os jogos de sub-15 têm um total de 80 minutos. A cinco minutos para o final, José Lino, na recarga a um cabeceamento na área de um jogador Leonino, defendido por instinto pelo guarda-redes leiriense, reduziu de novo a desvantagem do Sporting CP no marcador para um golo.

Relançado o jogo, o Sporting CP bem tentou o empate, cercou a área adversária, mas foi a U. Leiria a ter a última palavra no marcador, com Pedro Vieira a recarregar com sucesso uma bola na área, após pontapé de canto, para o 3-5 final, numa partida em que o Sporting CP fez 25 remates contra oito do adversário e teve um domínio de posse de bola de 65%-35%, mas desta vez, querer não foi poder.     

 Sporting CP: Afonso Redondo [GR], David Conceição (Martim Almeida 40’), Mário Almeida (Alexandre Rosado, 56'), Illia Lablosnky, Francisco Cabeçana, Francisco Simões [C], Duarte Tomás (José Garrafa, 56'), Guilherme Rocha (João Rijo, 46’), José Lino, Leonardo Varela (Henrique Tavares 56’), Vítor Conceição.