Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Desaire no Clássico de sub-19

Por Sporting CP
19 Fev, 2022

Eficácia do FC Porto castigou jovens Leões (3-1)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se ao terreno do FC Porto, tendo perdido por 3-1 no jogo da segunda jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Depois de 13 jogos consecutivos sem perder, os jovens Leões de Pedro Coelho caíram num Clássico em que os dragões foram mais eficazes nos momentos certos.

Era expectável um equilíbrio de forças inicial e assim foi, com as duas formações a dividirem a posse de bola nos minutos inaugurais. A pressão exercida de parte a parte era também intensa e num desses momentos Youssef Chermiti esboçou o primeiro aviso. Depois de uma recuperação em zona adiantada, o ponta de lança verde e branco atirou rasteiro e ligeiramente ao lado da baliza.

Os dragões, contudo, seriam bem mais eficazes, inaugurando o marcador na sua primeira aproximação à área Leonina. Antes dos 20 minutos, Martim Fernandes surgiu solto na área e cabeceou para o fundo das redes. Logo a seguir, Francisco Silva travou um primeiro remate portista, mas na recarga Doro Dabo fez o 2-0. De repente, em cerca de cinco minutos, a eficácia azul e branca desequilibrou o encontro, castigando severamente os jovens Leões.

À procura de reagir, o Sporting CP tentou ter mais bola e empurrar o FC Porto para o seu meio-campo, mas sentiu dificuldades, sobretudo, para chegar ao último terço com clarividência, enquanto os dragões estavam mais confortáveis sobre o relvado. Antes do intervalo, o conjunto da casa saiu com sucesso em dois contra-ataques e, por sua vez, os Leões ainda remataram à baliza adversária, mas o 2-0 seguiu para o segundo tempo.

Não se adivinhava uma tarefa fácil para os juniores orientados por Pedro Coelho, que ao intervalo fez duas alterações, introduzindo o extremo Afonso Moreira e Tiago Octávio para os lugares de David Monteiro e Eduardo Barbosa – Diogo Travassos recuou para lateral direito. A abrir o segundo tempo, Marco Cruz protagonizou a primeira ameaça Leonina, porém o remate de fora da área saiu desenquadrado.

Ainda assim, o filme dos primeiros 45 minutos voltaria a repetir-se e os dragões aproveitaram de forma eficaz uma bola parada para chegar de imediato ao 3-0. No entanto, logo a seguir, David Vinhas, capitão do FC Porto, travou Chermiti por trás e viu o vermelho directo quando havia pouco menos de meia hora por jogar.

Em superioridade numérica, o Sporting CP começou a cercar a área portista e aumentou as suas unidades ofensivas com as entradas de Nicolai Skoglund e André Gonçalves - era o tudo por tudo Leonino para correr atrás do resultado. Primeiro, Tiago Octávio ficou perto do golo com um remate de longe travado, mas seria Chermiti a fixar o 3-1, já a cinco minutos do fim, com a conversão de um pontapé de penálti.

Com um ponto somado nesta segunda fase, segue-se o dérbi do escalão com a recepção ao SL Benfica na próxima jornada.

Sporting CP: Sporting CP: Francisco Silva [GR], David Monteiro (Afonso Moreira 46'), Etienne Catena, Emanuel Fernandes, David Moreira (João Pereira 80'), Eduardo Barbosa (Tiago Octávio 46'), Marco Cruz (Nicolai Skoglund 71'), Samuel Justo, Diogo Travassos, Isnaba Mané (André Gonçalves 71') e Youssef Chermiti.