Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

José João Gomes: "Temos de estar com esta atitude competitiva"

Por Sporting CP
24 Jan, 2026

Rescaldo ao dérbi de sub-19 [2-2 frente ao SL Benfica] do lado Leonino

Concluído o encontro da 1.ª jornada da fase de apuramento de campeão de sub-19, em que o Sporting CP empatou a dois golos frente ao SL Benfica, o treinador da formação Leonina, José João Gomes, fez a análise da partida para os meios de comunicação do Clube. 

“A nossa entrada em jogo ficou marcada pelo golo do adversário da primeira vez que foi à nossa baliza. Sentimos o golo, claro que sim, nos primeiros dez minutos mais ascendente do SL Benfica, mas a partir do nosso golo equilibrámos o jogo, acabámos com mais posse de bola, com situações em que podíamos ter definido melhor no último, terço. Mas foi um jogo nivelado. Senti que quando chegava ao último terço, o SL Benfica tinha maior qualidade nas execuções e nas definições e ao intervalo estávamos empatados a um golo”.

Na segunda parte, nem o golo sofrido logo de início arrefeceu a convicção do técnico de uma resposta positiva no jogo do Sporting CP, que o tempo veio a confirmar. “Voltámos a entrar na segunda parte a sofrer [golo] no lance do penálti, mas nunca senti a equipa nesse momento a quebrar animicamente. Senti, sim, a ir à procura do golo do empate, tivemos claras oportunidades, claríssimas até, de golo, não o conseguimos, mas depois já na parte final, através de um esquema táctico, bem executado dos nossos jogadores conseguimos chegar ao 2-2”.

Para José João Gomes, o resultado aceita-se, face às incidências da partida. “Creio que o resultado acaba por se justificar, sabendo nós que temos pela frente mais 13 jogos em que temos de estar com esta atitude competitiva, que é isso que queremos, esta mentalidade competitiva de em todos os jogos dar sempre mais, excedermo-nos, ir à superação, porque sendo uma verdadeira equipa nós conseguimos fazer coisas muito interessantes na evolução destes jovens e portanto é olhar para este jogo e levá-lo das muitas coisas boas que fizemos para o próximo jogo em Leiria”. 

O técnico destacou o contributo de todos para o resultado, mesmo de quem entrou com o decorrer do jogo. “Todos contam, todos têm essa mentalidade, vemos isso nos próprios treinos. Sabíamos e falámos ao intervalo que tínhamos aqui jogadores que não jogavam há muito tempo e que fisicamente podíamos quebrar um pouco na segunda parte. Sabíamos que tínhamos de recorrer ao banco e eles estavam completamente alertados para que quem entrasse, entrasse com o ritmo de jogo adequado, porque o jogo estava com uma intensidade elevada. Quem entrou, entrou bem, feliz por isso e agora é preparar bem o próximo jogo, porque temos de ir com esta mentalidade para Leiria”.

Para o futuro, fazer o 'transfer' do bom jogo Leonino este sábado é fundamental. “Estamos preparados, a mentalidade é mesmo essa, mentalidade competitiva, mentalidade de equipa, ‘agarrarmo-nos’ muito uns aos outros. Aqui não há ‘estrelas’, a ‘estrela’ é o colectivo, e é fazer com que eles [jogadores] cresçam dentro de uma dinâmica colectiva. Chegar a Maio e sentir que estes jovens estão mais próximos daquilo que são as exigências necessárias para estar no profissionalismo, numa equipa de sub-23 ou na equipa B”.

 Leonardo Tavares, jogador dos sub-19 do Sporting CP, também deu a visão sobre o dérbi deste sábado, aos meios de comunicação do Clube. “Eles fizeram o primeiro golo logo nos primeiros minutos, mas com o golo reagimos e depois estivemos sempre por cima do jogo. Na segunda parte eles fizeram golo naquele lance de penálti, mas conseguimos logo reagir ao golo deles e merecíamos mais neste jogo”.