Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Campeões despedem-se com vitória no Clássico

Por Sporting CP
25 Jun, 2022

3-2 com golos de Manuel Mendonça, Vivaldo Semedo e Adair Kandala

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o FC Porto por 3-2 na derradeira jornada da fase final do Campeonato Nacional disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

Uma vitória que terminou com a entrega das medalhas e do tão merecido troféu de Campeão Nacional, conquistado quando ainda faltavam duas jornadas para o final da prova, e antecedida pela entrega do cartão branco a Pedro Sanca, pela atitude de fair-play num jogo com o SG Sacavenense.

Para este último jogo da época, José João apostou de início em Salvador Gomes, Leonardo Barroso, Pedro Silva, Miguel Alves, Rodrigo Dias, Henrique Arreiol, Pedro Sanca, Manuel Mendonça, Vivaldo Semedo, Guilherme Santos e Rafael Nel.

O Clássico começou dividido e com muito encaixe técnico, sem oportunidades de golo até aos 20 minutos, mas depois disso tanto o Sporting CP como o FC Porto criaram várias ocasiões de golo.

Leões com a primeira grande ocasião, protagonizada por Pedro Sanca aos 22 minutos, com a resposta azul e branca a surgir logo depois por Martim Silva. Mais perigoso, depois disso, o FC Porto que acabou por chegar ao golo quase ao cair do pano da primeira parte por Tiago Andrade e ir assim para o intervalo a vencer por 0-1.

Na segunda metade, o Sporting CP mostrou-se mais pressionante, obrigando Diogo Fernandes a mostrar-se atento na baliza, até que a insistência deu em golo aos 71 minutos: cruzamento de Rodrigo Dias desde a esquerda, com Manuel Mendonça na cara do guardião azul e branco a fazer o empate no marcador.

A reviravolta surgiu apenas dois minutos depois, com um golo de Vivaldo Semedo: recuperação de bola em zona perigosa com o avançado Leonino a rematar certeiro, à entrada da área, e sem hipóteses para o guarda-redes do FC Porto.

A equipa visitante não desistiu de procurar outro resultado e acabou por conseguir fazer o empate aos 84 minutos, na sequência de um canto: Luís Gomes surgiu mais solto e de cabeça fez o 2-2.

Parecia que o encontro ia terminar empatado, mas, aos 90+6 minutos, os Leões chegaram ao golo da vitória, fechando a época com a conquista de mais três pontos: cruzamento de Guilherme Santos desde a direita e Adair Kandala, que tinha entrado nos últimos minutos, a fazer o 3-2 final.

A turma Leonina, Campeã Nacional, terminou assim a totalidade da prova - distribuída por três fases - com 30 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, 147 golos marcados e apenas 19 sofridos. Um percurso fantástico que resultou na conquista do 14.º título do Sporting CP neste escalão.