Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leonel Pontes: "Esperamos que a evolução seja significativa"

Por Sporting CP
11 Jul, 2019

Tomás Silva também falou sobre a equipa sub-23

Leonel Pontes, novo treinador da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal, comentou o regresso ao emblema de Alvalade, os primeiros momentos de pré-época e lançou 2019/2020, revelando aquilo que espera dos atletas.

"É com muito orgulho que regressei a esta casa depois de dez anos fora. Foram 15 anos no Sporting CP, 11 na formação e quatro no futebol profissional. Voltei para este projecto sub-23, que é ambicioso. É um projecto de desenvolvimento de jogadores através de um campeonato competitivo. Queremos rentabilizar as suas qualidades e melhorar os seus defeitos para serem parte integrante da equipa principal num futuro próximo", começou por dizer o técnico ao Jornal Sporting, partindo depois para um lançamento de 2019/2020 e um balanço dos primeiros treinos.

"Esta época vai ser exigente. Estão contabilizados 42 jogos oficiais. É um grupo jovem, com vários sub-18, alguns sub-19, três ou quatro sub-20 e sub-21. Temos matéria-prima para trabalhar. Tem sido exigente, não só pelo calor, mas também pelo número de sessões em que temos trabalhado. Vamos ter mais alguns jogos de treino e está tudo a correr de forma normal na pré-temporada", frisou.

Com um grupo muito jovem, inclusive com jogadores que ainda não atingiram o patamar sénior, Leonel Pontes explicou que, desta forma, a evolução tem tudo para ser maior. "O nível competitivo dos mais jovens será maior se estiverem a competir mais acima. Vamos ver é se já estão prontos para isso. Temos jogadores sub-17 que podem dar o seu contributo pela maturidade futebolística que apresentam. Sabemos que o nível de dificuldade vai aumentando e esperamos que a evolução seja significativa", admitiu.

Leonel Pontes falou ainda da ligação à equipa principal e do que é necessário para um jogador sub-23 dar o salto. "É uma porta que está aberta, mas é pequenina. Para passar por essa porta, tudo tem a ver com o rendimento do jogador. Essa evolução é sinal de qualidade, de competitividade, de que estão preparados para o alto nível. Acho que deve ser o objectivo de todos os jogadores sub-19 e sub-23", concluiu.

Já Tomás Silva, jogador dos sub-23 Leoninos, começou por assegurar que "têm sido treinos intensos, o que é normal". Mas está a correr bem. Temos um plantel jovem, mas com muita qualidade. Está a ser difícil, o cansaço já se nota, mas estamos a trabalhar bem. O mister tem conseguido passar a mensagem que quer e nós temos interpretado bem. Agora é trabalhar e esperar pelos jogos", continuou.

Depois dos treinos em conjunto com as equipas principais do Sporting CP e do GD Estoril Praia – tendo este último terminado com uma ‘vitória’ –, Tomás Silva não escondeu a satisfação. "São ‘jogos’ contra equipas mais velhas, com mais experiência. Defrontar a equipa principal é sempre especial para nós, porque enfrentamos os jogadores que vemos na televisão e com quem queremos jogar. Depois tivemos o jogo-treino contra o GD Estoril Praia, em que conseguimos vencer uma equipa da segunda liga com um projecto para subir", frisou.

Por fim, Tomás Silva deixou uma garantia: "A formação do Sporting CP tem muita talento e temos de potenciar os nossos jogadores. Temos qualidade para que, um dia, muitos dos que aqui estão cheguem à equipa principal. Sabemos que, a qualquer momento, podemos lá chegar e isso motiva-nos. É para isso que trabalhamos todos os dias", concluiu.