Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

"Criámos as melhores ocasiões, mas não as concretizámos"

Por Sporting CP
29 Nov, 2021

​Reacção do técnico Filipe Pedro após o encontro com o GD Estoril Praia

No rescaldo do desaire desta segunda-feira frente ao GD Estoril Praia (2-0), em jogo da 11.ª jornada da zona Sul da Liga Revelação, o treinador da equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal, Filipe Pedro, lamentou o resultado negativo, mas sublinhou a forma como os Leões pecaram apenas pela falta de eficácia, factor aproveitado de forma inversa pelos canarinhos.

“Abordámos o jogo com uma estratégia diferente. Já defrontámos o GD Estoril Praia várias vezes com diferentes tipos de pressão, mas hoje esperámos um pouco mais e criámos espaços nas costas deles. Essa pressão acabou por ser bastante positiva durante a primeira parte porque criámos as melhores ocasiões, mas não as conseguimos concretizar. Já o adversário, que tinha criado pouco perigo, acabou por fazer o 1-0 num lance de profundidade em que ganhou uma segunda bola”, começou por dizer o técnico à Sporting TV após o apito final.

“Na segunda parte, reajustámos a pressão. Apresentámos um jogo um pouco menos racional e mais na emoção, tentando decidir rápido e criar situações através de recuperações de bola. Tivemos mais três ocasiões que não conseguimos definir da melhor forma. Resta-nos dar os parabéns ao adversário, que venceu com mérito pois finalizou as situações e nós não”, referiu, frisando ainda assim os pontos positivos a retirar do duelo: “Criámos um grande equilíbrio e jogámos cara-a-cara com o GD Estoril Praia, que é uma das melhores equipas da zona Sul”.

O técnico enalteceu depois a exibição dos jogadores, que “demonstraram capacidade para defrontar equipas não só mais experientes, mas também com mais idade, e baterem-se de igual para igual”, bem como as estreias de Tiago Octávio, Rodrigo Marquês e Rafael Lopes.

“É um apanágio neste escalão, utilizamos muitos jogadores dos sub-19, sub-17 e equipa B. É de valorizar as entradas do Tiago Octávio, do Rodrigo Marquês e do Rafael Lopes. É uma aliciante para os sub-19 e sub-17, que devem continuar a acreditar pois a oportunidade deles também poderá surgir brevemente. Devem estar preparados porque quando menos esperarem a oportunidade bate à porta e se conseguirem aproveitá-la da melhor forma vão corresponder”, afirmou, antes de avaliar a situação dos Leões quanto ao apuramento para segunda fase.

“Estamos dentro da possibilidade de chegar à próxima fase, que é um objectivo nosso pois possibilita que os atletas cresçam. Os jogadores e o seu desenvolvimento são o nosso principal objectivo. Existe uma exigência muito grande, analisamos constantemente o que fazemos bem ou menos bem e tentamos sempre colocar os jogadores em patamares evolutivos superiores. Vamos fazer uma análise a este jogo, retirar o que foi positivo e negativo, trabalhá-lo e orientar o foco para o Portimonense SC. Temos de ter maturidade e reagir de cabeça erguida”.

João Daniel, médio que foi titular na formação de Alvalade, corroborou as ideias do técnico ao lamentar a falta de acerto da equipa na finalização. “Criámos muitas ocasiões de golo e tivemos várias bolas na cara do guarda-redes, mas não fomos eficazes. Eles tiveram mérito pois conseguiram marcar quando tiveram oportunidade. A partir do 2-0, tornou-se complicado pois o jogo já estava perto do fim. No próximo duelo queremos corrigir estes erros e ganhar”, disse, mostrando-se confiante quanto às possibilidades de os Leões garantirem a segunda fase.

“Continua a ser possível. Ganhando os dois próximos jogos, estamos dentro. Vamos ter duelos com equipas que estão no topo da classificação e tudo pode acontecer. Vamos acreditar, dar o máximo e partir para os três pontos no próximo sábado”, disse, apontando a forma ideal para a equipa dar a volta a este resultado: “A melhor forma é com uma vitória já no sábado”.