Vitória expressiva frente ao SC Farense
21 Set, 2025
Com este 3-0, sub-23 marcam oito golos em dois jogos
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o SC Farense (3-0), em jogo da sétima jornada da Série B da Liga Revelação.
No Estádio António Almeida Correia, palco da partida devido às intervenções no relvado do Estádio Aurélio Pereira, os primeiros instantes tiveram sinal mais algarvio. Nos minutos iniciais, o conjunto visitante rondou a baliza de Tiago Leitão com perigo e insistência, mas sem obrigar o guardião verde e branco a intervenções de maior.
Sob pressão alta, os comandados de Filipe Neto demoraram a assentar jogo, procurando sobretudo saídas rápidas para se aproximarem da área contrária. Foi assim que surgiu a primeira ameaça, aos 20 minutos: Gabriel Silva, do lado direito, arriscou um cruzamento-remate, mas não assustou Tomé Sousa.
À passagem da meia hora, e apesar do então maior domínio do SC Farense, foi o Sporting CP a desferir o golpe inicial. Paulo Cardoso recuperou a bola a meio-campo, lançou Gabriel Silva como uma seta pela esquerda e o avançado entrou decidido na área. O primeiro disparo ainda encontrou o guarda-redes farense, mas, na recarga, o próprio Paulo Cardoso surgiu no sítio certo para inaugurar o marcador.
Com o golo, os Leões cresceram no jogo. Aos 39 minutos, Rayhan Momade ensaiou um remate acrobático, a coroar uma boa jogada colectiva, que passou pouco acima da trave. Do outro lado, o SC Farense respondeu perto do intervalo, mas a defesa verde e branca soube sacudir a pressão. Já no último fôlego da primeira parte, Paulo Cardoso voltou a acelerar pela esquerda, sem conseguir, contudo, encontrar quem finalizasse a jogada à boca da baliza.
O descanso chegou com o Sporting CP na frente por 1-0, mas a vantagem podia ter sido dilatada logo no recomeço da partida. Aos 48’, Gabriel Silva ganhou uma grande penalidade e assumiu a cobrança, mas atirou muito por cima da trave, desperdiçando a oportunidade de aumentar a diferença.
O jogo manteve-se intenso e repartido, com momentos de luta a meio-campo e sem grandes ocasiões claras até meio da segunda parte, quando Filipe Neto decidiu refrescar a equipa. Aos 67 minutos, o técnico Leonino promoveu uma tripla alteração: Sérgio Matos, Sandro Nascimento e Chris Grombahi foram lançados a jogo e, pouco depois, aos 70’, também Diogo Martins entrou para dar novo fôlego ao ataque.
Apesar da pressão promovida pelo treinador verde e branco, foi o SC Farense quem voltou a crescer, com mais posse de bola, embora sem grande discernimento para colocar em apuros a bem organizada defesa verde e branca.
Já na recta final, Filipe Neto deu ainda minutos a Afonso Lee, última peça a ser lançada em Alcochete, com um papel importante para segurar uma vantagem curta frente a um adversário competitivo desde o apito inicial.
E foi precisamente do banco que surgiu a jogada que acabou por sentenciar os esforços algarvios. Aos 88 minutos, Chris Grombahi descobriu Sandro Nascimento, depois de mais uma recuperação a meio-campo, e o camisola 17 ‘apanhou o TGV’ para desferir aquela que parecia a machadada final: 2-0 para os Leões e um resultado bem mais confortável.
Mas ainda havia mais. Já na compensação, Diogo Martins surgiu isolado na área visitante e foi rasteirado. Desta feita, coube a Guilherme Santos a responsabilidade e, perante Tomé Sousa, o capitão fez o 3-0 final, um desfecho justo para os Leões, ainda que algo pesado para a resposta que o SC Farense deu durante toda a partida.
Mostrando opções variadas, saber sofrer, eficácia na frente e muita maturidade, os jovens Leões somam três pontos importantes antes da visita ao SCU Torreense, actual campeão em título, agendada para o próximo dia 30, às 11h00.
Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Rayhan Momade, Daniel Ciesielski, Miguel Alves, Denilson Santos (Afonso Lee, 84’), Kauã Oliveira (Sandro Nascimento, 67’), Micael Sanhá (Chris Grombahi, 67’), Rafael Camacho, Gabriel Silva (Diogo Martins, 70’), Guilherme Santos [C] e Paulo Cardoso (Sérgio Matos, 67’). Treinador: Filipe Neto. Disciplina: cartão amarelo para Rafael Camacho (69’).