Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Sporting CP perde Supertaça de andebol

Por Jornal Sporting
26 Ago, 2018

Equipa leonina saiu derrotada por 29-24 frente ao rival lisboeta e não conseguiu levantar o troféu que lhe foge desde 2013/14

Mais um dérbi este fim-de-semana, mas com um resultado diferente para os leões. O Sporting CP perdeu a Supertaça de andebol que procura reaver há vários anos. Com uma entrada 'a medo' e com pouca definição no ataque, a formação de Hugo Canela viu o Benfica entrar em vantagem com um golo de Belone, seguido do empate através do tento de Edmilson – que foi, a par de Seabra, dos encarnados, o melhor marcador da partida (nove golos) e saiu tocado no decorrer do segundo tempo, mas voltou a entrar para mexer no resultado.

Com a exclusão madrugadora de Carneiro, o Sporting CP não se conseguiu entrosar e deixou o adversário reconquistar a vantagem nos minutos seguintes. Quando o resultado registava os 5-1 a favor das águias, Hugo Canela pediu o time-out que provocou um refresh na equipa. Apesar de Ruesga ter falhado um livre de sete metros e de, ao minuto 10, a desvantagem ser de seis golos, os jogadores do Sporting CP mostraram querer e começaram a caminhada numa tentativa de reduzir a desvantagem. 

O relógio registava os 23 minutos decorridos e Skok saltou para a baliza, enquanto o reforço Chiuffa entrou para fazer a diferença. A formação leonina tornou-se mais agressiva e conseguiu chegar ao intervalo com um resultado de apenas três tentos de diferença: 14-11 era o estabelecido ao final dos primeiros 30 minutos regulares.

Na segunda metade, o Sporting CP entrou com mais confiança no recinto do Fórum Braga. Ruesga entrou a distribuir jogo e a marcar logo o 12.º golo. Skok, com uma exibição brilhante, ia segurando o parcial 14-12, mas Seabra conseguiu ampliar a vantagem novamente para três.

A partir daqui e até ao final da partida, a equipa leonina deixou sempre escapar o Benfica, não mostrando argumentos suficientes para reduzir o resultado e somando vários erros. O marcador variou entre os cinco e os sete golos de diferença, tendo a distância sido reduzida para três apenas por duas vezes, sempre com o adversário na frente.

No entanto, não foi só do resultado desfavorável que se fez o jogo. Os reforços deram boas indicações: Chiuffa entrou e marcou quatro dos 24 do Sporting CP; Stjepanovic, outro dos recém-chegados, também conseguiu fazer 'o gosto à mão'; Ghionea foi titular e esteve bem nos processos atacantes, apesar de não ter assinalado qualquer tento; por último, Luís Frade entrou tarde e já não teve tempo de interferir no resultado.

O primeiro título da época 2018/19 fugiu aos bicampeões nacionais, que agora vão recuperar a forma com o intuito de reencontrarem o caminho das vitórias rumo ao tricampeonato.