Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Franzi Gora / NebHandball

Andebol cai de pé na Alemanha

Por Sporting CP
05 Abr, 2022

Apuramento histórico escapou muito perto do fim (36-35)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal foi eliminada, esta terça-feira, da EHF European League, tendo perdido em casa do SC Magdeburg por 36-35 na segunda mão dos oitavos-de-final - 29-29 foi o resultado em Lisboa.

A missão verde e branca era hercúlea, tendo de surpreender o actual emblema campeão do mundo, detentor também da EHF European League e ainda líder da poderosa liga alemã. No entanto, a verdade é que os Leões estiveram muito perto de o conseguir – o resultado favorável escapou a segundos do fim – apesar das muitas adversidades ultrapassadas na Alemanha: 2-10 em exclusões, com o Sporting CP ver ainda Mamadu Gassama, Jonas Tidemand e Edmilson Araújo a serem expulsos durante o encontro. O apuramento ficou, assim, a apenas um golo, já que o empate seria suficiente, passado o 29-29 da primeira mão.

A turma de Alvalade, com Manuel Gaspar, Kiko Costa, Gassama, Tidemand, Edmilson, Martim Costa e Natán Suárez de início, começou bem a partida, aproveitando algumas transições para virar o resultado e chegar à vantagem (3-4). No entanto, o conjunto alemão respondeu em força até ao 8-5, quando Tidemand estava suspenso.

Depois dos onze minutos, embora com menos duas unidades do lado verde e branco, Gassama – muito certeiro – fez o seu quarto golo na partida, colocando o 9-9 no marcador. Concentrados, os Leões mantinham-se vivos na Alemanha - apesar das várias exclusões (cinco na primeira parte) - e Kiko Costa, à segunda tentativa, relançou a equipa na liderança (10-11), mas o equilíbrio seria a nota dominante, sempre com muitos golos (14-14).

Tudo se complicaria à passagem dos 20 minutos com a expulsão de Gassama, que era a par de Kiko Costa o melhor marcador verde e branco. Na baliza Leonina, Yassine Belkaied ainda susteve o primeiro ímpeto do SC Magdeburg com duas defesas importantes, porém os actuais campeões do mundo voltaram a disparar no marcador, cavando uma nova diferença de três golos (17-14).

Ainda assim, até ao intervalo, o Sporting CP reagiu e manteve tudo em aberto para o segundo tempo, com o marcador a assinalar 21-19 – os alemães marcaram a poucos segundos da buzina. Nestes derradeiros minutos dos primeiros 30, Belkaied emergiu na baliza, enquanto Martim Costa (quatro golos) e Natán - este a assistir e a marcar - 'remaram contra a maré' no ataque, fazendo frente ao colosso alemão.

A turma de Alvalade voltou a entrar bem, agora no reatamento depois do descanso, e seria Natán a coroar esse bom momento com um lançamento potente para o 22-22. Seguiram-se dois ataques para cada lado sem golos, que podiam ter devolvido a liderança aos Leões, mas o guardião Jannick Green negou essa possibilidade e, a seguir, Tidemand foi suspenso pela terceira vez, sendo expulso – pouco depois Edmilson também viu o cartão vermelho. O Sporting CP lutava muito e com sucesso para manter equilibrada a eliminatória, mas acumulavam-se-lhe também as adversidades (25-23). Por sua vez, a primeira exclusão para o lado do SC Magdeburg chegou aos dez minutos da segunda.

No entanto, nada abalou os Leões na Alemanha, que seguiam a par e passo no resultado, já com Martim Costa – acabaria com oito golos - como principal referência ofensiva (26-26). Mais uma defesa decisiva de Belkaied deu o mote para Kiko Costa – em sintonia com o irmão, tal como na primeira mão – catapultar o Sporting CP para a frente do marcador (28-29) - daqui em diante, um possível empate no fim já daria também o apuramento ao conjunto de Ricardo Costa.

Faltavam dez minutos no relógio e o jogo discutia-se ao detalhe, com os emblemas a seguirem a par e passo no marcador, mas agora as lideranças tangenciais caíam para a turma de Alvalade, que ainda chegou ao 31-33 por Salvador Salvador, silenciando a imponente GETEC Arena.

Nada estava decidido e o SC Magdeburg, a correr atrás do apuramento, foi somando empates e uma defesa de Mike Jensen sobre Erekle aumentou a incerteza (35-35). Por protestos, Kiko Costa – que tinha introduzido a bola na baliza, mas não valeu – foi excluído e os Leões jogariam os últimos dois minutos com menos dois jogadores. De forma cruel, a missão Leonina tornar-se-ia impossível com o 36-35, após nova defesa decisiva de Jensen. Nas últimas hipóteses, Natán e Carlos Ruesga não conseguiram o desejado empate, ficando a um golo de um apuramento histórico para os quartos-de final.

Sporting CP: Matevž Skok [GR], Edmilson Araújo, Kiko Costa (9), Natán Suárez (4), Jonas Tidemand (1), Hanser Rodríguez, Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (3), Erekle Arsenashvili (1), Mamadu Gassama (4), Francisco Tavares (3), Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth (1), Yassine Belkaied [GR], Josep Folquès (1) e Martim Costa (8).