Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Rui Farinha

Em frente na Taça de Portugal

Por Sporting CP
11 Jun, 2022

​Andebol bate SL Benfica nas ‘meias’ e vai discutir a final frente ao FC Porto

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal carimbou este sábado o passaporte para a final da Taça de Portugal, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, ao eliminar nas meias-finais o SL Benfica por 33-30. Na grande decisão, o adversário será o FC Porto.

No terceiro dérbi da temporada – depois de uma vitória Leonina e um empate para o campeonato -, a turma de Ricardo Costa entrou melhor e colocou-se rapidamente na frente do marcador (4-1), permitindo apenas um golo ao adversário nos primeiros oito muitos da partida.

Enquanto o Sporting CP dominava de forma clara, e as águias se mostravam surpreendidas e algo apáticas, Manuel Gaspar foi somando defesas importantes na baliza Leonina, incluindo um livre de sete metros, e contribuiu decisivamente para o 9-3 registado a meio da primeira parte.

À medida que o cronómetro ia avançando, os Leões foram aumentando a distância no placard, que chegou a ser de nove golos (15-6), e apesar da tentativa de reacção esboçada por parte dos encarnados, atingiram o intervalo com uma margem ainda bastante considerável de 18-11.

No regresso dos balneários, o SL Benfica conseguiu reduzir para 19-16 em seis minutos e voltou a reentrar na discussão do resultado. No entanto, logo depois o Sporting CP equilibrou mais uma vez o tabuleiro de jogo e manteve-se na dianteira com uma média de três golos de vantagem.

A meio da segunda metade, a turma de Alvalade voltou a revelar-se superior e aproveitou um parcial de 3-0 para atingir uma diferença de seis golos (26-20), consumada com dois remates de Martim Costa – o homem em maior destaque do lado verde e branco – e outro de Josep Folqués.

Já dentro dos dez minutos finais, o SL Benfica ainda logrou encurtar para uma desvantagem de dois (29-27), que se manteve até aos instantes finais (32-30), mas a solidez defensiva e eficácia ofensiva Leoninas impediram que houvesse surpresas, confirmando-se o triunfo do Sporting CP.

Destaque ainda para as exibições dos irmãos Martim Costa e Francisco Costa, que foram os melhores marcadores do conjunto verde e branco com onze e oito golos, respectivamente.

Segue-se agora a final, que será disputada este domingo, a partir das 18h00, frente ao FC Porto.

Sporting CP: Manuel Gaspar [GR], Martim Costa (11), Francisco Tavares (3), Francisco Costa (8), Jonas Tidemand (1), Josep Folqués (4) e Carlos Ruesga (3); Matevž Skok [GR], António Machado, Edmilson Araújo, Natán Suárez, Hanser Rodríguez, Salvador Salvador [C] (1), Mamadou Gassama (1), Jens Schöngarth (1) e Yassine Belkaied [GR].