Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP termina Supertaça Ibérica no terceiro lugar

Por Sporting CP
03 Set, 2023

Triunfo claro frente ao CB Ciudad de Logroño (39-29)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o CB Ciudad de Logroño, por 39-29, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares da Supertaça Ibérica da modalidade. Os Leões orientados por Ricardo Costa deixaram vincada a superioridade sobre a formação espanhola nos 60 minutos de jogo e terminaram a participação nesta prova, que juntou as quatro melhores equipas ibéricas da última temporada, com um triunfo claro e muito merecido.

A primeira parte teve vários momentos de equilíbrio, expressos em vantagens mínimas sucessivas, sobretudo do lado do Sporting CP, mas com a equipa espanhola sempre no encalço do marcador, nomeadamente até à entrada dos últimos 10 minutos da etapa inicial. Um jogo em que foram feitas algumas experiências, como a utilização, a espaços, de Francisco Costa como central e Edmilson Araújo a somar minutos no ataque, como lateral esquerdo. Bons indicadores dos dois jogadores, numa equipa que mostrou boas soluções ofensivas e que teve Andre Kristensen inspirado – o guarda-redes já tinha cinco defesas nos primeiros dez minutos e continuaria a travar várias tentativas do CB Ciudad de Logroño.

O Sporting CP fez um jogo fiel aos que os Sportinguistas estão habituados: rápida circulação de bola – várias boas decisões a pautar o jogo de Natán Suárez -, bem acompanhado pelos remates fulgurantes de Martim Costa e de Salvador Salvador, mas também pela habitual eficácia de Francisco Costa, que converteu todas as transformações de livres de sete metros das quais se encarregou.

Sobretudo nos últimos cinco minutos, o Sporting CP disparou no marcador e passou de 17-15 para 20-15, com três golos consecutivos, o último dos quais, mesmo no último segundo, pelo capitão Salvador Salvador.

No segundo tempo, consolidou-se a supremacia do Sporting CP, espelhada em resultados parciais que dissipavam qualquer dúvida quanto à maior qualidade do Sporting CP sobre o adversário. O 27-21 para a equipa Leonina aos 42’, num remate de meia distância de Francisco Costa acentuou uma tendência que se confirmaria, cada vez mais, com o decorrer do tempo.

Os golos apareciam em catadupa, com todos a contribuírem e as boas jogadas ‘embelezavam’ a exibição da equipa verde e branca, com excelentes combinações e golos de grande execução, por exemplo de Benjamin Jakobsen e de Edmilson Araújo. Deu ainda para rodar toda a equipa e testar soluções, com uma reposta que terá agradado a Ricardo Costa, pela forma séria e sem nunca desligar do jogo da formação Sportinguista, mesmo quando a vitória já estava certa.

Por fim, o último golo do Sporting CP foi apontado por Pedro Portela, na ponta direita, para o 39-29 final. Já na próxima quarta-feira arranca o Campeonato Nacional e logo com dérbi, onde o Sporting CP vai receber o rival SL Benfica, no Pavilhão João Rocha.   

Sporting CP: Edney Silva, Benjamin Jakobsen, Pedro Portela, Edmilson Araújo, Francisco Costa, Natán Suárez, Salvador Salvador [C], Espen Vag, Orri Porkelson, Mamadou Gassama, Andre Kristensen [GR], João Gomes, Étienne Mocquais, Martim Costa e Leonel Maciel [GR].