Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Evelise Veiga fora da final do salto em comprimento

Por Sporting CP
23 Jul, 2022

Atleta Leonina foi 15.ª na qualificação

Evelise Veiga, atleta do Sporting Clube de Portugal, não conseguiu qualificar-se para a final do salto em comprimento nos Campeonatos do Mundo de atletismo, que estão a decorrer em Eugene, Oregon, nos Estados Unidos da América (EUA).

Um salto de 6,54 metros logo no primeiro ensaio ainda permitiu sonhar durante o início do concurso no grupo A, mas a portuguesa não conseguiria melhorar a sua marca – seguiu-se um salto de 6,41m e um nulo - e ficaria afastada das 12 melhores que seguiram para a final. Assim, nesta sua segunda participação em Mundiais, Evelise Veiga acabou por ser oitava classificada no grupo A e 15.ª na geral da qualificação – a dez centímetros da 12.ª e última apurada, a brasileira Letícia Melo.

A saltadora verde e branca de 26 anos vinha de bater o seu recorde pessoal, em Junho, fixando-o em 6,74 metros – apenas um centímetro menos do que a marca de qualificação para a final em Eugene, Oregon.

“Nós acreditamos no apuramento mesmo até ao final. Foi o que eu fiz, entrei para o último ensaio com vontade de conseguir a marca necessária para chegar à final, mas foi nulo. Sinto que dei tudo e deixei lá tudo o que podia”, disse após a prova, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Abordando ainda o desenrolar do concurso, Evelise Veiga realçou que esteve “sempre de mente aberta”. “É sempre possível fazer-se mais, não nos devemos limitar. Estive sempre de mente aberta ao longo do concurso, abri com um salto que me deu uma posição confortável, mas tinha a consciência de que tinha de saltar mais para poder estar nas 12 primeiras. Por isso tinha de arriscar nos últimos dois ensaios”, atirou, concluindo: “No segundo a corrida não foi perfeita e por isso foi aquela marca [6,41 m]. Tinha de arriscar tudo no terceiro e sinto que o salto estava lá. Mas foi nulo. Naquele momento não poderia ter feito mais nada”.