Catarina Carmo, Gabriel Maia e Melissa Sereno reforçam atletismo
29 Set, 2025
Aposta na juventude e no talento para continuar a vencer
O Sporting Clube de Portugal continua a apostar no fortalecimento do atletismo verde e branco com a contratação de três jovens talentos portugueses: Catarina Carmo, especialista nos 3.000 metros obstáculos, Melissa Sereno, barreirista dos 100 metros, e Gabriel Maia, velocista dos 100 e 200 metros.
Três nomes com presente competitivo e futuro promissor, que chegam ao Clube com vontade de evoluir, competir ao mais alto nível e contribuir para o sucesso colectivo da equipa Leonina.
Catarina Carmo, actual campeã nacional dos 3.000 metros obstáculos, iniciou o seu percurso no atletismo com o irmão, ainda em criança, e cedo percebeu que a resiliência seria uma das suas maiores forças. A evolução foi constante até ao título nacional, conquistado em 2024, e ao salto para o Sporting CP.
"Inscrevi-me no atletismo com o meu irmão e estive durante algum tempo a praticar num clube perto da minha casa. Fazia todos os tipos de provas, mas aquela em que notava mais evolução era no meio-fundo. Preferi continuar por esse ramo, principalmente nos 2.000 metros obstáculos, na altura. Fui aos Nacionais de Juvenis e fiquei em último lugar nas duas vezes em que participei. Meti na cabeça que um dia ia ganhar", recorda a atleta, que considera o Clube Pedro Pessoa a sua casa de formação.
"Treinei sempre com esse objectivo e este ano consegui ser campeã de Portugal nos 3.000 metros obstáculos. Acho que, sem dúvida, a característica que mais me define é a resiliência e a capacidade de trabalho. Acredito que tudo é possível se treinarmos", contou ainda.
Agora de Leão ao peito, Catarina Carmo quer continuar a evoluir e a sonhar alto.
"Sinto-me muito feliz e orgulhosa, sem esquecer a gratidão ao meu clube de formação e ao meu treinador Pedro Pessoa, porque foi graças a essa envolvência que cheguei a este ponto. Quando o Sporting CP viu potencial em mim, percebi que fazia todo o sentido dar este passo tão importante na minha carreira. Quero bater os meus recordes pessoais, alcançar palcos maiores como Europeus, Mundiais e quem sabe os Jogos Olímpicos... e ajudar o Sporting CP a conquistar ainda mais títulos", manifestou.
Para Paulo Reis, coordenador da secção, a chegada de Catarina Carmo é uma aposta clara na renovação e no reforço da equipa em várias frentes.
"A Catarina é uma atleta excelente, também internacional, que tem andado sempre nos pódios e a lutar por títulos nacionais na área dos obstáculos. Tem feito uma progressão notável e acreditamos que vai ser muito útil, sobretudo na pista, mas também pode ajudar na estrada e no corta-mato. Vai ser um alicerce importante nesta fase de renovação da equipa que estamos a preparar para os próximos anos", explicou.
Já Gabriel Maia é uma das maiores promessas da velocidade em Portugal e chega ao Sporting CP depois de uma época de forte crescimento nos 100 e 200 metros.
"A minha aventura no atletismo começou em 2018, quando tinha 15 anos. Vinha do futebol e descobri que tinha jeito para correr. Desde então, tenho tido uma progressão brilhante, tanto a nível pessoal como colectivo. É um orgulho enorme vestir esta camisola. O Sporting CP é o melhor clube no atletismo neste momento e o meu objectivo é não falhar com este Clube", afirmou, confiante.
Questionado sobre as suas ambições a curto prazo, Gabriel também foi rápido a apontá-las.
"Quero melhorar os meus recordes pessoais, dos 60 aos 200 metros, e estar presente no Campeonato da Europa. Sei que na próxima época vai haver a Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma prova em que o Sporting CP estará presente, e quero estar em forma para representar o Clube ao mais alto nível", disse.
Para Paulo Reis, a contratação de Gabriel Maia responde a necessidades muito específicas da equipa, sem deixar de apontar para o futuro.
"É um atleta da área da velocidade, muito promissor, que fez uma excelente evolução na época passada. Na estafeta de 4x100 metros, no Campeonato de Clubes, sentimos que faltava mais um elemento com robustez e qualidade. O Gabriel vale muito individualmente, mas também tem sido importante nas Selecções Nacionais e tem grande competência técnica nas transmissões. Foi a escolha ideal para o nosso projecto e acreditamos que a médio prazo pode ser uma referência nos 100 e 200 metros", elogiou.
Por sua vez, Melissa Sereno encontrou nas barreiras o seu talento e paixão, e chega agora ao Sporting CP com a ambição de crescer ainda mais.
"Sempre fui muito ligada ao desporto e as minhas professoras de Educação Física diziam que devia experimentar o atletismo. Comecei em Outubro de 2017, cheia de medo de conhecer pessoas, mas gostei logo do primeiro treino. Foi aí que encontrei o meu talento: as barreiras. Em 2019, representei a Seleção Nacional pela primeira vez e desde aí foi sempre evoluir", referiu a atleta, que actualmente é orientada por José Barros.
A meta, essa... está já ali, nos grandes palcos.
"Agora, sinto que estou a chegar aos palcos maiores, mas quero mais: Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo. Sei que o Sporting CP é grande no atletismo e esta é uma etapa muito importante na minha carreira. Reconheço o Sporting CP como um clube que apoia e confia, e sinto que confiam em mim para continuar nestas andanças. Estou muito contente", declarou.
Paulo Reis também não escondeu a satisfação com a contratação.
"A Melissa tem feito uma progressão fantástica nos 100 metros barreiras, uma prova muito aberta nos Campeonatos de Clubes. Pela juventude, acreditamos que pode ser a nossa aposta a médio prazo e, no imediato, lutar pela posição com a Jéssica Barreira e a Olímpia Barbosa, duas excelentes atletas. A Melissa tem uma grande margem de progressão e acreditamos que possa vir a ser a recordista nacional da prova, internacional com presença em várias competições e uma referência nas barreiras em Portugal. Estamos muito confiantes na sua utilidade, tanto nas conquistas colectivas como na visibilidade que dará ao projecto pelas suas performances", afirmou, contundente.
A correr para o futuro, Catarina Carmo, Gabriel Maia e Melissa Sereno juntam-se assim à equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, espelhando a ambição de prolongar a tradição de títulos e a hegemonia nacional na modalidade.