Quatro caras novas para o atletismo
07 Out, 2025
Reforços para a velocidade, barreiras, meio-fundo e saltos
O Sporting Clube de Portugal reforçou-se com quatro caras novas para a equipa principal de atletismo: Beatriz Castelhano, Diogo Meneses, Maria Jesus e Francisco Marques.
Beatriz Castelhano, de 20 anos, corre os 60, 100 e 200 metros e garantiu estar "bastante orgulhosa" por chegar ao emblema de Alvalade proveniente da ACDR Arneirense.
"Era um grande objectivo que tinha desde que estou no mundo do atletismo. Estou num clube grande, o que vai ajudar bastante", começou por dizer a atleta, que se considera uma "guerreira", aos meios de comunicação Leoninos.
Sendo da opinião que pode "melhorar em tudo", a velocista pretende "elevar o Sporting CP ao mais alto nível" e já tem metas definidas: "Nos 60 metros, tenho o objectivo de bater o recorde nacional [sub-23]. Estou muito perto. Nos 100 e 200, quero bater o recorde pessoal".
Diogo Meneses, 22 anos, compete no salto com vara e considerou ser "um prazer estar no Sporting CP" depois de vestir as cores da Juventude Vidigalense: "Fico com enorme gratidão por estar aqui e quero levar o Sporting CP ao mais alto nível. Conquistar tudo com o Sporting CP é um dos objectivos para esta época".
O saltador está "à procura de experiência e nível competitivo". "É um grande salto na minha carreira que quero aproveitar", acrescentou.
Com "uma marca em mente" que prefere não revelar para já, Diogo Meneses quer "ir a todas as provas e aproveitar esta experiência ao máximo".
Maria Jesus, ex-AC Batalha, é a mais nova, com apenas 17 anos, e vai correr os 800, 1500 e 3000 metros.
"Sinto-me muito feliz e grata por todo o caminho feito, assim como pelo reconhecimento. Vou dar tudo por este clube", disse a meio-fundista.
"Posso melhorar a minha performance e ter o mínimo de lesões possível. Quero, também, ganhar força e ter ainda mais vontade de chegar mais longe", acrescentou.
Sobre objectivos, Maria Jesus quer "bater os recordes pessoais e representar o Sporting CP e Portugal ao mais alto nível", tendo como disciplina favorita "os 1500 metros porque não é muito longa nem muito curta".
"Sou uma meio-fundista não muito explosiva. Mantenho mais a minha corrida e também quero melhorar essa parte da explosão", finalizou.
Francisco Marques, que compete nos 60 e 110 metros barreiras, não esteve presente na apresentação, que decorreu no Pavilhão João Rocha, por estar a estudar e a competir nos EUA. Tem 22 anos e era atleta do CF "Os Belenenses".
Paulo Reis, coordenador do atletismo verde e branco, reagiu às contratações.
"Baseámo-nos nas necessidades da equipa e naquilo que podem vir a evoluir. São casos bastante distintos. O Diogo Meneses aparece num contexto em que tínhamos um saltador há muitos anos, o Carlos Pitra, que entendeu que era a altura de colocar um ponto final na carreira. Tivemos necessidade de colmatar essa falha na equipa e achámos que o Diogo era a aposta certa. A Beatriz Castelhano é uma velocista de referência. Ainda é sub-23, mas já faz parte da equipa sénior de Portugal e já a tínhamos referenciado há muito tempo. Entendemos que esta era a época certa para a Beatriz se juntar a nós", começou por dizer, continuando.
"A Maria Jesus é diferente porque é mais jovem. Ainda vai correr em sub-18 e em Janeiro passa a sub-20. Temos grande expectativa em relação a ela e entendemos que pode ser já considerada um reforço da equipa principal. Surge numa estratégia de renovação da equipa feminina de meio-fundo. Fizemos uma aposta séria na Maria, que vem viver para Lisboa, e acredito que, a curto prazo, vai ser um nome que vai dar muitas alegrias aos Sportinguistas e ao atletismo português. Por fim, temos o Francisco Marques, que fez parte da Academia de Atletismo do Sporting CP. Entretanto, transferiu-se para o CF "Os Belenenses" e fez uma época fantástica. Foi segundo no Campeonato de Portugal e competiu nos Europeus sub-23. Também achámos que era a altura certa para reforçar a equipa", concluiu o dirigente e treinador.