Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Vitória frente ao rival para abrir final four

Por Jornal Sporting
27 Jan, 2018

Leões sub-16 vencem Benfica (82-78) no primeiro encontro da final do campeonato distrital de Lisboa

Realizou-se esta sexta-feira à noite o primeiro dia da fase final do XL campeonato distrital de sub-16 masculinos – organizado pelo emblema de Alvalade –, onde o Sporting CP defrontou e ganhou o Benfica (82-78).

O jogo iniciou com um completo domínio leonino. Os leões trocavam bem a bola entre o extremo e o base e provocavam situações de 1x1, por vezes com bloqueio do poste ao portador do esférico. Esta estratégia pareceu surpreender os encarnados, que entraram mal no encontro, não conseguindo ser felizes nos lançamentos exteriores. A formação leonina aproveitou a falta de finalização do adversário para vencer tranquilamente o primeiro período por 33-19.

O segundo período foi em tudo semelhante ao primeiro, onde os encarnados conseguiram melhorar um pouco na finalização mas não mostraram armas suficiente no sector defensivo. Este facto ia sendo aproveitado pelos verdes e brancos para aumentar o marcador e gerir o resultado da melhor forma possível, indo para o intervalo com uma diferença de 17 pontos sobre o rival (49-32).

Porém a historia do terceiro e quarto período foi totalmente contrária ao que se esperava, tendo em conta a exibição e o resultado conseguido até então. O Benfica entrou vivo no jogo, tendo o treinador encarnado optado por um cinco mais móvel e concretizador, chegando mesmo a provocar alguma apreensão ao seu homólogo, João Lima, que viu o adversário chegar mais perto, no resultado, aos cinco minutos do terceiro tempo (61-50). O jogo encontrava-se dividido de parte a parte, onde ambas as equipas subiam a pressão, defendendo 2x1 sobre o portador da bola.

O Sporting CP conseguiu responder bem à investida do Benfica acabando por ganhar por 65-50.

Não foi só dentro das quatro linhas que se sentiu o ambiente de dérbi. As bancadas apoiavam incansavelmente as equipas que responderam com um verdadeiro período à NBA, onde os espectadores tiveram que esperar literalmente até ao suar da buzina para conhecer o vencedor. Em dois minutos, os encarnados reduziram o jogo para 10 pontos de diferença e o técnico leonino apostou numa zona 2x3 com incidência para 2x1x2, tentando desta forma que o adversário não conseguisse situações de 1x1 e fosse obrigado a arriscar de fora, tendo a concretização de lançamento exterior sido a parte mais ineficaz do Benfica. Foi um espetáculo de emoção até ao fim, onde o formação leonina teve muito que suar para conseguir vencer o adversario (82-78).

Com este triunfo os os jovens leões irão defrontar amanhã (sábado) o Núcleo Basket de Queluz às 17h, no pavilhão da escola secundária do Lumiar. A não perder.