Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Leões desinspirados perdem frente ao Queluz

Por Jornal Sporting
28 Jan, 2018

A formação do Sporting CP não conseguiu ser eficaz no último tempo de jogo, acabando por ser derrotada frente ao Basket de Queluz (73-69)

Decorreu este domingo no pavilhão da Escola Secundária do Lumiar a final do Campeonato Distrital de sub-16 masculinos de basquetebol, em que o Sporting CP não conseguiu ser feliz nos instantes finais da partida, perdendo por quatro pontos frente ao CB Queluz (73-69).

A formação de Alvalade até entrou melhor na partida, sendo bastante eficaz nos lançamentos exteriores e nas jogadas de 1x1, em que o base sofria bloqueio do poste para que este conseguisse finalizar na passada. Fase ao domínio leonino, o treinador do Queluz viu-se obrigado a pedir um desconto de tempo para conseguir ajustar o posicionamento dos seus pupilos no sector defensivo. Porém, o Sporting CP manteve-se por ‘cima’, acabando por vencer este período por 20-27.

No segundo tempo foi a vez da equipa laranja e preta mostrar todo o seu poderio, apresentando um cinco mais sólido, muito forte nos ressaltos ofensivos e eficaz nos lançamentos exteriores. Por outro lado, o jogo não estava a correr de feição aos verdes e brancos, que ao contrário do que se tinha sucedido no primeiro período, não estavam a conseguir finalizar as situações de 1x1, obrigando João Lima a pedir um desconto tempo quando o marcador já se encontrava empatado (27-27).

Nesta pausa, o técnico leonino tentou mudar a estratégia de jogo, optando por uma defesa à zona 2x3, obrigando desta forma o adversário a ter de lançar de fora. Esta ‘jogada’ acabou por dar frutos e os leões foram para o intervalo a ganhar por três pontos (34-37).

Não foi só dentro das quatro linhas que se notou o ambiente de final, já que nas bancadas os adeptos presentes vibravam com cada ponto concretizado. No terceiro e quarto período, o equilíbrio tático e técnico acentuou-se com o marcador sempre nivelado. Ambas as formações disputavam cada lance como se fosse o último, no entanto a formação de Alvalade não foi feliz e acabou por perder o terceiro tempo por dois pontos (58-56).

No período do ‘tudo ou nada’ a formação de Queluz entrou melhor na partida, optando por uma defesa de pressão 2x1 ao portador da bola no sector defensivo e em situações de 1x1 no ofensivo. Uma fórmula que acabou por ser preponderante na partida, uma vez que os pupilos de João Lima não conseguiram responder da melhor maneira à defesa à zona imposta pelo técnico, acabando por sofrer alguns pontos debaixo da tabela.

Ainda assim, nem mesmo a perder a partida os leões baixaram os braços, lutando até ao suar da buzina. O problema é que a equipa de Alvalade não foi capaz de fazer frente ao poderio ofensivo e defensivo do Núcleo de Queluz, que acabou por vencer e tornar-se campeã distrital (73-69).

É de destacar que esta derrota não comprometeu em nada a garra, determinação e dedicação que a equipa do Sporting CP demonstrou em todas as partidas do campeonato. Um facto consumado pela distinção de dois atletas leoninos presentes no cinco ideal da prova.