Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Em casa manda o Leão

Por Sporting CP
21 Mar, 2021

Triunfo sobre CP Esgueira (97-68) encerra registo 100% vitorioso em casa na fase regular

A abrir a 24.ª jornada da fase regular da Liga Placard, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, na manhã deste domingo, o CP Esgueira, vencendo de forma expressiva por 97-68, naquele que foi o último jogo dos Leões no Pavilhão João Rocha nesta fase do campeonato – terminando-a 100 por cento vitoriosa em casa.

Vindos de um triunfo importante, em casa do SL Benfica (75-87), os Leões reforçaram a liderança do campeonato a duas jornadas do fim da fase regular, a 22.ª vitória no campeonato e a quarta consecutiva. 

Individualmente, Travante Williams foi o principal destaque verde e branco com 18 pontos, seis ressaltos e cinco assistências. 

Diogo Ventura, Travante Williams, James Ellisor, João Fernandes e John Fields constituíram o cinco inicial dos Leões. A primeira posse foi para o Sporting CP, mas o início ficou marcado pela eficácia ofensiva do conjunto de Aveiro, pontuando em todos os seus ataques (2-7) com o ágil Kareem Brewton em destaque.

Daí em diante, os Leões começaram a impor o seu jogo, iniciaram a recuperação do resultado e nunca mais perderam a liderança do encontro. No jogo das tabelas, Fields, o possante poste Leonino, apareceu, ora no ataque (7-7), ora na defesa, somando ressaltos e iniciando os ataques da turma de Alvalade (14-9). Depois de vários lançamentos longos falhados de parte a parte, os primeiros triplos do jogo seriam assinados por Travante e Downs (22-13). Do lado aveirense, Brewton responderia na mesma moeda para fechar o primeiro período em 22-16.

Já com Cláudio Fonseca e Shakir Smith em jogo, este último mostrou-se de imediato com um triplo (27-18). Pouco depois, entrou também Diogo Araújo e só Travante resistiu do cinco inicial. 

Depois de uma fase com muitas imprecisões de ambas as formações, Cláudio Fonseca afundou após assistência de Smith, cavando uma diferença de dez pontos (29-19). O base Shakir Smith assumiu o jogo e distribuiu com qualidade, chegando às quatro assistências (38-22) – das sete com que acabaria o encontro.

Ainda assim, o conjunto aveirense não desistiu e ofereceu uma boa réplica ofensiva, dificultando a habitual pressão a toda a quadra dos Leões (41-32). Em cima da buzina, Travante converteu três lances livres seguidos e fechou a primeira parte do desafio em 48-32. Defensivamente muito vistoso, o sempre competitivo Travante Williams foi a grande figura dos primeiros 20 minutos, dominando os vários capítulos de jogo: 15 pontos, cinco ressaltos e quatro assistências. 

Já no terceiro quarto, até foi a turma de Alvalade a abrir as hostilidades através do capitão Ellisor, mas, depois de vários turnovers Leoninos, os aveirenses aproveitaram, sobretudo, o jogo exterior para encurtar a desvantagem (50-43). No entanto, a resposta verde e branca não tardou e foi igualmente eficaz. Downs, Smith, em dose dupla, e Ellisor continuaram a "chuva" de triplos, desta feita para os Leões (62-45). 

Apesar da margem de diferença no resultado, o jogo foi intenso e de parada e resposta. Num ritmo alto, a equipa verde e branca esteve confortável e acabou por cima, terminando o terceiro quarto com 17 pontos de diferença (73-56).

No quarto e último período, Francisco Amiel somou os seus primeiros minutos na partida e, nos instantes iniciais, um novo triplo de Downs e dois de Diogo Araújo dilatariam o "fosso" no marcador para 24 pontos (84-60). Com uma margem confortável, Luís Magalhães colocou em campo também Jorge Embaló e Jeremias Manjante – e ambos juntaram o nome à lista de marcadores –, gerindo o esforço dos jogadores e o resultado. 

Assim, de forma tranquila, o Sporting CP avançou para o 97-68 final.

Sporting CP: Travante Williams (18), John Fields (2), Diogo Ventura (9), João Fernandes (2), James Ellisor [C] (9), Francisco Amiel (3), Jorge Embaló (5), Shakir Smith (13), Jeremias Manjante (5), Cláudio Fonseca (9), Diogo Araújo (6) e Micah Downs (16).