Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Recuperação final não foi suficiente

Por Sporting CP
23 maio, 2021

​Leões derrotados pelo FC Porto no segundo jogo da final do play-off da Liga Placard

A equipa de basquetebol do Sporting CP perdeu, este domingo, diante do FC Porto por 69-81 no segundo jogo da final do play-off da Liga Placard. Com este resultado, os Leões viram a formação azul e branca empatar a eliminatória, decidida à melhor de cinco jogos, em 1-1. 
 
Depois do triunfo por 74-72 no primeiro jogo, Luís Magalhães viu os dragões entrarem mais fortes e colocarem-se em vantagem com um triplo madrugador. Apesar de nunca terem cedido a dianteira do marcador, os azuis e brancos fizeram da defesa agressiva a sua maior arma, tal como o Sporting CP, o que justificou a baixa eficácia de parte a parte. 
 
Num primeiro quarto com muitas paragens, e apesar de o equilíbrio ter sido a palavra de ordem, a liderança do placard acabou por sorrir aos dragões, que beneficiaram do facto de se terem colocado cedo na frente para gerir e construir uma vantagem de seis pontos (12-18). 
 
Em desvantagem, o Sporting CP iniciou o segundo parcial com a mão direita, alcançando um 10-3, e conseguiu colocar-se a vencer pela primeira vez na partida (22-21). Depois, o FC Porto respondeu à altura e beneficiou de alguns lances livres e bolas fáceis na tabela falhadas pelos Leões, o que deu início a várias alternâncias na liderança do marcador entre as duas equipas. 
 
Renhido e novamente com uma pontuação baixa, devido à grande preocupação defensiva de ambos os conjuntos, aliada a uma curta eficácia de lançamento, o segundo quarto entrou no último minuto com tudo por decidir, mas mais uma vez foi o FC Porto a sair na frente (29-34).
 

No regresso dos balneários, os dragões tiveram claro ascendente e chegaram ao 35-51 em apenas cinco minutos, muito por culpa da extraordinária eficácia no tiro exterior e também das cinco faltas colectivas do Sporting CP. Do lado verde e branco, destaque para John Fields, que se assumiu como o elemento mais inconformado e ia impedindo o aumentar da distância.
 
Nos três minutos finais, já com cinco faltas para os dois lados, a formação da casa ainda esboçou uma tímida reacção e conseguiu reduzir ligeiramente a desvantagem para 49-63, resultado que permitia aos Leões entrarem nos últimos dez minutos com a reviravolta na mente.
 
Aqui, o FC Porto atingiu outra vez as cinco faltas muito cedo e o Sporting CP aproveitou para diminuir para apenas cinco pontos a diferença (65-70) quando faltavam jogar três minutos. Nesta altura, os azuis e brancos revelaram alguma falta de discernimento no ataque e permitiram também alguns turnovers, com Diogo Ventura em destaque a liderar a recuperação Leonina.
 
Apesar da diferença curta, os instantes finais acabaram por trazer novamente um FC Porto mais assertivo, enquanto o Sporting CP, já sem Travante Williams em campo depois de atingir o limite de faltas, não conseguiu dar continuidade. A 45 segundos do último soar da buzina, os visitantes já venciam por uma margem de dez pontos (69-79), acabando por confirmar o triunfo e o empate na eliminatória com o parcial final fixado em 69-81.     
 
O terceiro jogo da final tem início marcado para as 19h00 de sexta-feira, no Dragão Arena.

Sporting CP: Travante Williams (20), James Ellisor (C) (11), Diogo Ventura (17), John Fields (13) e João Fernandes (3); Jogaram ainda: Micah Downs (2), Shakir Smith (3), Pedro Catarino e Diogo Araújo.