Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Basquetebol entregou troféus ao Museu Sporting

Por Sporting CP
20 maio, 2022

São seis os títulos conquistados desde a reactivação da modalidade

Já estão expostos no Museu Sporting todos os troféus vencidos pela equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal desde o regresso da modalidade, em 2019. Numa visita que contou com a presença do presidente Frederico Varandas, o plantel Leonino entregou os seis títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2020/2021), três Taças de Portugal (2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022), uma Taça Hugo dos Santos (2021/2022) e uma Supertaça (2021/2022).

Em declarações aos meios de comunicação do Clube verde e branco, Luís Magalhães, treinador principal dos Leões, realçou que as conquistas são "o resultado do trabalho", distribuindo depois o mérito do sucesso alcançado desde o início do projecto.

"Gostamos de traçar objectivos ambiciosos e quando os atingimos é uma grande sensação, porque o grupo de trabalho acreditou nas propostas que fomos lançando e no projecto do Sporting CP. Está à vista o resultado desse trabalho por parte da direcção, dos jogadores, treinadores, corpo médico e dos funcionários do pavilhão, que têm sido inexcedíveis e sempre prontos a colaborar para que nada nos falte", começou por dizer, antes de destacar a superação constante que tem caracterizado a equipa, ano após ano.

"A equipa foi constituída do zero e os outros clubes já tinham grupos de trabalho com excelentes jogadores. Nós tivemos de os procurar e fazer com que os jogadores acreditassem e se superassem. Naturalmente, essa superação individual e colectiva fez com que tivéssemos atingido estes resultados. A pressão que existe é aquela que colocamos no nosso trabalho e na nossa superação diária para podermos ser sempre melhores, e esse é o nosso grande objectivo", disse o técnico. 

Além disso, Luís Magalhães fez questão de frisar um outro feito dos Leões esta época, a prestação histórica na FIBA Europe Cup, onde o Sporting CP se tornou o primeiro emblema português a chegar aos quartos-de-final da prova: "Considero que há um 'sétimo troféu', porque o Sporting CP nas competições europeias atingiu aquilo que mais ninguém conseguiu. Estas taças também podem estar nos museus dos outros clubes, mas aquilo que o Sporting CP fez na Europa mais ninguém pode dizer que o conseguiu".

Depois de terem percorrido o Museu com a equipa, os capitães Diogo Ventura e João Fernandes, que estão no Clube desde o início do projecto, também falaram sobre o momento simbólico vivido, vendo já os seis troféus expostos na secção dedicada ao basquetebol.

"A minha apresentação foi exactamente aqui e voltar para ver a quantidade de taças que conseguimos acrescentar ao Museu é um grande motivo de orgulho. Estar aqui com toda a equipa e com a presença do presidente deixa-nos muito contentes e dá-nos uma força extra para a parte final desta temporada", referiu o base português, sendo corroborado por João Fernandes: "Toda a equipa estava ansiosa por este momento e foi um momento engraçado para ver também as conquistas das outras modalidades e do futebol. Temos feito bem o nosso trabalho e isto é a imagem disso mesmo. Esperamos continuar assim para trazer mais troféus para o Museu".

Olhando em retrospectiva, Diogo Ventura, João Fernandes e Travante Williams recordaram as conquistas e cada um escolheu aquelas que considerou mais especiais. O internacional português destacou a Taça de Portugal de 2019/2020, que "foi a primeira e, por isso, muito especial", enaltecendo também o triunfo na época passada no Campeonato Nacional, 39 anos depois: "Foi pena o pavilhão ainda estar sem público, mas foi memorável. Depois do jogo, apesar das restrições devido à pandemia, houve muita gente fora do pavilhão para nos felicitar pelo título".

Também Travante Williams destacou a conquista do campeonato. "Significou muito para nós. Tivemos de lutar nos play-offs e ganhar três vezes ao adversário. Agora queremos voltar a acabar em grande e é disso que vamos à procura", realçou, seguindo-se João Fernandes, que admitiu ser "complicado escolher": "Cada taça tem uma história e associo cada uma a um momento de superação. Todas elas são especiais".

Pousados os troféus, os olhares já se concentram no futuro, com a turma de Alvalade a fazer mira aos próximos troféus, procurando um pleno histórico esta época, onde já conquistou os três títulos disputados até ao momento. "Criámos um grupo de jogadores e treinadores que são muito ambiciosos e competitivos. Independentemente dos títulos que vamos ganhando, nunca estamos contentes e pensamos sempre no próximo. Pela camisola que vestimos, temos de ganhar todos os dias e temos de a respeitar", frisou Diogo Ventura, bem como Travante, que tem no horizonte mais visitas ao Museu: "Estamos a trabalhar duro para isso, é o que almejamos ao longo de toda a época. Queremos ganhar tudo e agora estamos focados jogo-a-jogo para dar isso ao Clube".